25 de janeiro de 2015

Na Natureza Selvagem, de Jon Krakauer

Avaliação: 5/5
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788571647879
Publicação: 1998
Páginas: 215
Skoob
Na Natureza Selvagem conta a história real do jovem Christopher McCandless que, em 1990, abandonou amigos e família para seguir uma jornada introspectiva até o Alasca. O objetivo era passar um tempo embrenhado na natureza selvagem, vivendo do que ela tem para oferecer. Por dois anos, o jovem não deu notícias à família e cruzou o país como mochileiro, contando com a ajuda de caroneiros e trabalhos temporários. Quando finalmente atingiu seu desejo de chegar ao Alasca, Chris não sobreviveu aos riscos de viver recluso e, após quatro meses, e sem ter como pedir ajuda, sucumbiu. O corpo foi encontrado poucos dias depois.

O livro, publicado pela Companhia das Letras, foi escrito pelo jornalista Jon Krakauer, que logo que o corpo de Christopher foi descoberto cobriu o caso para um jornal norte-americano. Fascinado pela história de vida de Chris, e identificando-se com ele, Krakauer aprofundou suas investigações e debruçou-se sobre a produção de um livro reportagem. Divididos em 18, os capítulos narram a jornada de Chris e buscam entender seus motivos, baseando-se em relatos de familiares, conhecidos e também em correlações com casos semelhantes.

Christopher McCandless era um adolescente americano que tinha tudo para ter um brilhante futuro. Assim que terminou o colegial, com notas excelentes, seus pais já se preparavam para ajudá-lo a pagar a faculdade de Direito.
"Você via logo que Alex (Alexander Supertramp - identidade que Chris assumiu)  era inteligente. Lia muito. Usava um monte de palavras pomposas. Acho que parte do que complicou a sua vida talvez tenha sido que ele pensava muito. Às vezes fazia força demais para entender o mundo, saber por que certas pessoas eram más com as outras" Wayne Westerberg, conhecido de Chris."
Entretanto, Chris, apesar de se relacionar bem com as outras pessoas, era muito introspectivo e tinha propósitos muito pessoais. Para ele, o entendimento do homem estava ligado à sua relação com a natureza. Inspirado por autores como Jack London e Henry David Thoreau, que tinham filosofias de vida relacionadas à vida selvagem, McCandless entendia que era preciso se aventurar e fugir das situações de conforto para encontrar a paz de espírito e desfrutar de novas experiências.



O jovem de 24 anos já havia feito outras viagens pelo país como mochileiro, buscando novos destinos e aventuras. Porém, a sua maior e última aventura seria viver embrenhado na natureza do Alasca, caçando e sobrevivendo do que ela poderia oferecer. Desde o começo sabia que não seria fácil, por isso passou um tempo se preparando. Porém, tinha a certeza de que sairia de lá vivo. Não acreditava que os perigos de sua aventura pudessem detê-lo.
"Seria fácil estereotipar Christopher McCandless como mais um garoto com sensibilidade demais, um jovem maluco que lia livros em demasia e não tinha um mínimo de bom senso. Mas o estereótipo não se encaixa. McCandless não era um indolente incapaz, perdido e confuso, torturado por desespero existencial. Ao contrário: sua vida estava cheia de significados e propósitos. Mas o significado que ele tirava da existência estava longe do caminho confortável: ele não confiava no valor das coisas que vêm facilmente. Exigia muito de si mesmo - mais, no final, do que podia dar".
Fiquei sabendo da história de Christopher McCandless por meio do filme Na Natureza Selvagem, que vi antes de ler o livro, no começo de 2014. Quando terminei de assistir, a história do jovem ainda ficou na minha cabeça por alguns dias. Seu jeito de encarar a vida era muito peculiar e me fez refletir sobre diversas coisas. Quando soube que existia o livro, fiquei muito curiosa para saber mais sobre a sua vida e seus propósitos e motivações.

O livro, que fique claro, é um relato jornalístico. Para mim, fluiu bem porque estou acostumada com este formato. Porém, quem nunca leu nada assim pode ser que tenha dificuldades em encarar a leitura. Mesmo assim, peço que dê uma chance à obra. A história é fantástica e é contada de maneira sensacional. Além de falar sobre os pormenores da viagem de Chris, de conter fragmentos de seu diário e suas cartas e depoimentos de pessoas que o conheceram, o jornalista Jon Krakauer faz um trabalho muito bom relacionando a vida do jovem com casos semelhantes, até mesmo faz uma comparação com ele mesmo, que também possui espírito aventureiro. Isso faz com que o leitor entenda melhor a situação e o que se passava na mente de Chris.

Obviamente que o que encontramos no livro são suposições a partir de fatos e depoimentos. É o mais perto que se pode chegar e descobrir sobre as motivações do jovem. Acredito que muitas pessoas irão ler e pensar no quão extremas foram as atitudes do garoto. Porém, o que deve-se levar em conta na hora da leitura são as diferentes percepções de vida que ele tinha. É uma maneira de repensar as nossas próprias ações, descobrir se tudo o que fazemos vale a pena e identificar o que é realmente importante. O livro entrou para a lista dos meus favoritos e espero que mude a vida de outras pessoas também!
"Tanta gente vive em circunstâncias infelizes e, contudo, não toma a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo, tudo isso que parece dar paz de espírito, mas na realidade nada é mais maléfico para o espírito aventureiro do homem que um futuro seguro. A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é a sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências e, portanto, não há alegria maior que ter um horizonte sempre cambiante, cada dia com um novo e diferente Sol" Christopher McCandless.

Sobre o Filme


Assistir ao incrível Na Natureza Selvagem foi uma experiência sensacional e que me trouxe diversas reflexões. O filme, estrelado por Emile Hirsch e dirigido por Sean Penn, é baseado na história do americano Christopher McCandless, que com uma filosofia de vida bem diferente, resolveu fazer uma viagem ao Alasca e permanecer por lá por um tempo, no meio da natureza, buscando respostas interiores.


O filme mescla passagens do passado e do presente de Chris, mostrando fatos de sua infância e adolescência, os momentos de sua preparação para a viagem e os momentos em que já estava no meio da natureza. Aos poucos vamos conhecendo os dilemas interiores de Chris e um pouco de sua personalidade. A narração, feita pela irmã dele, ajuda a compreendê-lo. Entretanto, por mais que o filme apresente fatos importantes da vida dele, não é possível entendê-lo completamente, consequência de seu modo tão peculiar de pensar. A leitura de Na Natureza Selvagem é essencial para complementar o filme e para quem deseja saber mais sobre a vida de Chris.


Emile Hirsch interpreta Christopher McCandless de uma maneira incrível. Além da semelhança física, ele dá o tom certo para o filme, se entregando, atuando de forma genuína e cativando a cada cena. Ele envolve e nos deixa ainda mais curiosos a respeito de Chris, que, ao resolver viajar, assumiu a identidade de Alexander Supertramp. Além de Hirsch, que chegou até mesmo a perder 18 kg para o papel, destaca-se Hal Holbrook, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, que emociona bastante.


Além da história, a fotografia e a trilha sonora são sensacionais e enfatizam a relação do personagem com a natureza. O filme, inclusive, retrata os reais locais pelos quais Christopher passou ao longo de sua jornada. A trilha é assinada por Eddie Veder, vocalista da banda Pearl Jam. Sem esses dois elementos, o filme com certeza não seria a força que é. O tom poético do longa o torna ainda mais imperdível.




26 comentários:

  1. Nossa, adorei seu post! Achei a história do Christopher muito interessante, mas nunca assisti o filme nem li o livro... Vou adicionar à minha listinha de leituras pra 2015 Hahaha! O filme parece ser muito interessante também, mas, como você mesma falou, não dá pra entender tudo o que se passa com Chris apenas pelo filme, então pretendo ler o livro antes :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Úrsulla :) Acho que você irá gostar da história. Espero que mude a sua vida, assim como mudou a minha! Beijos

      Excluir
  2. Uma perfeita resenha, parabéns! Bom, eu nunca vi o filme (que seria a mola propulsora para que eu lesse o livro, talvez). Engraçado como esses dias a minha avó me ligou pra falar desse filme e me recomendar ele (porque ela leu uma resenha no jornal #minhavóédessas). Mas, enfim, adorei saber que o filme condiz com as expectativas e não tem nada que me chame mais a atenção do que uma boa fotografia e uma ótima trilha sonora! Acho que, para mim, isso pesa bastante na hora de decidir se gosto, ou não, de uma produção! E quanto ao livro, adorei saber que é um relato jornalístico, pois faço Jornalismo e adoro me embrenhar em histórias escritas nesse formato! Com certeza, o filme entrou na fila dos "Próximos filmes a serem vistos". Mais uma vez, parabéns pela resenha, ficou muito bem escrita e fácil de se ler!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, muito obrigada pelo comentário :) Só acho que com todos esses sinais você deveria ler logo o livro e assistir logo ao filme, hein? haha Os dois se tornaram favoritos para mim, fácil, fácil. Adorei saber que você faz jornalismo. Acabei de me formar no curso :) Quis destacar aqui na resenha que é neste formato pois muitos não gostam do estilo. Já que você gosta, recomendo ainda mais. Espero que você goste! Beijos!

      Excluir
  3. Gostei bastante da dica desse livro e filme, e pretendo, pelo menos, dar uma chance ao filme e assisti-lo. Quanto ao livro, não sei se o encontrarei em uma biblioteca, e como não costumo comprar muitos livros, essa possibilidade está fora de questão.
    É ótimo saber que esse livro ti causou um efeito tão grande, pois isso é uma coisa que só me motiva a querer conhecer essa história ainda mais. Parabéns pela resenha e adorei ver os livros da J.K. Rowling juntos na foto hehe.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, talvez ao assistir o filme você seja mordida pela história assim como eu fui rs. Vale a pena dar uma procurada nas bibliotecas da sua cidade, hein. Obrigada pelo comentário :D Beijos!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Esse filme está na minha listinha dos "Desejados", já vi algumas cenas e amei. Mas admito que o livro eu não animo de ler. Não gosto de biografias ou livros minimamente biográficos, não tenho muita paciência, embora geralmente curta bastante as adaptações.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. O filme já é incrível, vale muito a pena :) A adaptação já passa uma lição muito legal, apesar de ser mais romanceada. O livro traz mais detalhes, é para quem está interessado em saber mais da vida de Chris. Talvez depois de assistir ao filme você tenha mais vontade em ler o livro. Beijos!

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Assisti o filme na escola e gostei muito, fiquei chocada quando vi a homenagem no final, dizendo que a história era real. Não sabia que havia o livro até encontrar uma resenha em dezembro, e desde então estou querendo ler esse livro. Parece ser muito bom.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela foto do final do filme é realmente chocante. O ator que interpretou ficou muito parecido com o Christopher McCandless, né? Se você gostou do filme, tenho certeza de que irá adorar o livro. Beijos!

      Excluir
  6. Nossa eu normalmente nao gosto de livros assim, entre tanto me chamou atenção a historia dele, ele tinha tudo para se formar e se dar bem na vida, mas resolveu ir atrás do seus sonhos o que me chamou atenção e me fez querer ler, para saber seus motivos.
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história dele é curiosa mesmo. Bem diferente dos jovens com os quais convivemos, com ideais bem diferentes. Faz repensar bastante coisa. Beijos!

      Excluir
  7. Olá,
    Eu conhecia o filme, mas não o livro, confesso que nem sabia da existência dele. Mas agora que sei já estou curiosa pra ler, a premissa dessa história é ótima e o filme é um clássico.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu namora é louco por esse filme, mas ele não conseguiu prender minha atenção não! Sei lá, não tenho muita vontade de ler o livro, ainda mais sabendo que são relatos jornalísticos, mas adorei a resenha ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, Camila. Tudo bem?
    Já tinha ouvido falar sobre o filme, mas não imaginava que havia livro. Agora fiquei curiosa. Chris/Alexander parecia uma pessoa fascinante. Melhor mesmo seria ele ter sobrevivido para contar a história em detalhes, mas aí não haveria trama, né? Super me interessei.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Que história hein?!
    Eu não conhecia nem o livro e nem o filme, deve ser pq não é um gênero que eu goste...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Com certeza eu vou dar uma chance a obra!!!
    Meu Deus, sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro. A capa é bem bonita, de cara me chamou atenção, mas a história em si, parece ser incrível.
    Nunca li um livro e relato jornalístico assim, oque ma chamou mais atenção, já que adoro cair de cabeça em novos desafios!
    Adorei a indicação e já entrou para a minha wishlist hahahahahaha
    Beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu ai morrer sem saber que esse filme tinha um livro por trás. Achei o filme muito triste, reflexivo, mas triste pelo fim. Não sei se leria o livro, mas o enredo é muito bom.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!
    Eu nunca tinha ouvido falar nem do filme e nem do livro. Mas gostei da sua crítica e me determinei a ler mais autobiografias e relatos jornalísticos em 2015. No início do ano, infelizmente não terei como fazê-lo devido à minha apertada meta literária. Mas pretendo dar atenção a isso a partir do primeiro trimestre. Por isso, já anotei a dica de leitura! Mesmo assim, assistirei ao filme em breve. :)

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. É uma história que deixa qualquer um curioso, e mesmo sendo suposições, queremos entender o que poderia ter motivado o rapaz a abandonar tudo e viver essa aventura que no fim, acabou por mata-lo. Gostei do enredo do livro e acho que seria uma boa opção para sair da minha zona de conforto.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee.

    Não conhecia a obra e este não faz muito meu estilo de leitura, mas fiquei aqui curiosa para conhecer o porque de ele ter deixado tudo para trás.

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro mas já assisti ao filme algumas vezes, a história é bem tocante e nos faz pensar sobre nossas atitudes e em como tratamos a natureza, o filme é perfeito!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  17. Cami! Gostei da resenha, fiquei curiosa com o livro e o filme! Adorei sua opinião e a lição: ''descobrir se tudo o que fazemos vale a pena e identificar o que é realmente importante'', chamou muito atenção a premissa! Bjus

    ResponderExcluir
  18. Ai que tudo, eu assisti ao filme no ano passado e amei,mas fiquei bem triste no final. Não sabia da existência do livro e já quero pra ontem.

    Amei seu post,muito bem feito,merece aplausos.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila

    Eu tenho esse filme aqui em casa e ainda não tive coragem de assistir porque alguns amigos já me deram um spoiler do final!
    A história é muito emocionante e infelizmente triste no final e eu não sabia que havia um livro.
    Acho que vou ler o livro e assim tomo coragem e assisto o filme!
    Parabéns pela postagem!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa história porém achei a premissa bem interessante. Vou procurar saber mais sobre o livro e o filme. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015