23 de fevereiro de 2015

Leiturinha – A Asma de Abby e a grande Corrida

Texto de Thereza Martin Golding e ilustrações de Margeaux Lucas Editora TodoLivro
De 6 à 8 anos

A experiência de manipular livros infantis é muito diferente de outros estilos literários pois não está relacionada em prestar atenção a tempos verbais, estrutura de linguagem e o tipo de escrita. De início o foco é observar as ilustrações, o tipo de material, a qualidade da impressão, a apresentação e por fim a linguagem e a história em si.

Desde o primeiro momento o  livro"A Asma de Abby e a grande Corrida" já chamou atenção pelo seu tamanho (30 x 30 cm). Ao segura-lo nas mãos pude sentir o almofadado sutil de sua capa, e as belíssimas e coloridas ilustrações  fizeram com que eu comprasse imediatamente.



No instante entre o tocar e o observar, refleti sobre o título e confirmei ter feito uma ótima escolha, já que meu intuito inicial era utiliza-lo para contar histórias no hospital e quem sabe abrir portas para conversas sobre outros tipos de tratamento. E apesar disso até agora não ter acontecido, todas as crianças que já ouviram a história amaram. O livro conta a história de Abby, uma garota que adora correr e que tem asma, um problema de saúde que ocasiona algumas crises respiratórias. Seu maior desejo é participar da grande corrida que acontece no final do ano letivo escolar, no entanto ninguém parece acreditar em sua capacidade de conseguir realizar com sucesso essa tarefa e discretamente sugerem que ela participe da competição de tortas que acontece simultaneamente durante as festividades da escola.

Em meio a tudo isso, é muito interessante notar como algumas pessoas podem servir de instrumentos para nos ajudar a realizar nossos desejos, na história uma médica ensinou a Abby o tratamento adequado para manter a asma sobre controle, mas quando apareceu o desanimo, foi a inesperada intervenção do treinador na academia que com uma atitude simples fez com ela não abrisse mão de seu objetivo.



Outro ponto que me fez simpatizar com a história é o modo como o ambiente escolar foi tão bem retratado, os cochichos, as atividades e principalmente as implicâncias de Gilson, colega de classe de Abby. Recomendo a leitura dessa história encantadora, o final é muito bom!



15 comentários:

  1. Amo o leiturinha, a estante da minha filha tá precisando de dicas. ela ama que eu leia pra ela mas eu tenho uma certa dificuldade em escolher o livro certo pra idade dela( 3 anos) e sempre acabo pegando uns que ela não se interessa muito,tem dois que ela mais gosta e que ela mesma escolheu.esse que você indicou eu amei as cores e a historia mas creio que seja para crianças maiorzinhas, mas sempre estou atenta as suas dicas aqui no leiturinha.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Livros infantis são encantadores, com suas histórias e ilustrações. E o melhor, sempre nos ensinam uma lição, trazendo algo de bom.
    Adorei a história e as ilustrações.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. QUE LEGAL!
    Flor, admiro você… Achei muito especial saber que participa de uma iniciativa tão especial quanto ler para crianças no hospital. Pela sua resenha, concordo que fez uma excelente escolha, porque fala sobre perseverança e sobre acreditar em si mesmo. :) Eu espero que esse livro alcance muitos corações infantis, flor.

    Linda resenha. Adorei todas as características da obra.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a capa, o livro por inteiro!!!
    Lindinho demais...
    Vou procurar aqui nas livrarias
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  5. Achei as ilustrações lindas! Tenho 3 filhos e sempre leio para eles. É tão bom quando encontramos um livro infantil que além de contar uma história, traz um ensinamento para os baixinhos!
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Nossa, muito legal a sua iniciativa. Parabéns!
    O livro é uma graça.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente que livro fofinho, não tem nada tão bom quanto livro infantil, da uma saudade de quando minha mãe lia para mim.
    Beijos
    Camila Soares, Leitor Sagaz.

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Primeiro, tem a lição de que nunca devemos desistir de nossos sonhos e que sempre teremos obstáculos, mas podemos vencê-los. Também percebi a presença daqueles que sempre tentam nos colocar para baixo, dizer que não somos capazes. Esse livro parece ser tão adulto na verdade. Adorei a mensagem dele e achei super importante para as crianças nessa faixa etária.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Coisa mais perfeita esse livro , gente!
    Estou aqui encantada, e olha que só de ler a sua resenha.
    Eu sempre estou em busca de livros especiais assim para minha filha. Ela ama ler e sempre que compro novos livrinhos ela fica muito, muito feliz. Ela os lê e depois leva pra escola, pra ler na sala de aula para os coleguinhas. Saiu a mim, a danadinha...rsrs
    Parabéns pela sua linda iniciativa, e tambá por indicar livros infantis aqui. Eu sempre procuro resenhar livros para todas as idades lá no meu blog, é tão gratificante.
    Parabéns!
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Menina, uma capa sutilmente almofadada?! Deve ser a coisa mais linda, sem contar que essas ilustrações são perfeitas, todo esse colorido traz muito mais diversão pra história, os baixinhos vão se encantar.
    Admiro sua iniciativa de realizar um trabalho de leitura em hospitais, parabéns!

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Amei a sua dica! Sou professora e estou sempre a procura de livros infantis bacanas! Curti muito esse, vou ver se acho aqui na minha cidade :D

    Beijos, Kamila

    http://www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  12. Lindona ler em hospital deve ser muito gratificante levar um sorriso com esses livros lindos, esse em especial está com uma ilustração linda e muito colorida que chama atenção da criança. Eu gostaria de ter mais tempo e ler um pouco também. Quem sabe organizo melhor meu tempo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Esse gênero é muito bom, e o livro realmente parece ser uma boa escolha para quem lida com crianças. Não é uma leitura que eu faria, mas sem dúvida indicarei esse livro para uma amiga que faz pedagogia, ela deve adorar.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que fofo esse livro.
    Amei os desenhos, vou indicar pra professora da escola do meu filho!

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Ler livros infantis é a coisa mais gostosa do mundo porque são leituras leves, educativas e interessantes. Gostei dessa trama porque ainda deixa um ensinamento em relação a saúde.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015