3 de fevereiro de 2015

O Hobbit, por J.R.R. Tolkien

Avaliação: 5/5
Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 9788578276225

Gênero: Fantasia
Publicação: 2012
Páginas: 296
Skoob
Depois de quase um ano parado na minha prateleira, graças a vocês, eu li O Hobbit. Ele foi a escolha de vocês para Janeiro, dentre as opções do meu projeto de leitura: 12 livros para 2015. Quero muito agradecer, pois o livro é sensacional!!!

Bilbo o bolseiro é um Hobbit metade Tûk, e traz em sua personalidade esses dois lados, o lado medroso dos Hobbit e o lado corajoso dos Tûk. Ele vive confortavelmente em sua toca, onde passa seus dias aproveitando a boa vida, desfrutando do seu bom cachimbo e se mantendo longe das aventuras, pois elas são muito perigosas e nada apropriadas para um Hobbit.

Tudo muda quando o mago Gandalf bate em sua porta, a procura de um companheiro para uma incrível aventura, na qual os aventureiros precisam ser corajosos e valentes. Bilbo não se interessa muito, afinal ele tem asco de aventuras, não quer trocar sua boa vida por uma vida cheia de perigos, assim ele dispensa o mago deixando bem claro que não está interessado.

Mas o que Bilbo não sabe é que Gandalf o escolheu, e para sua surpresa vários anões aparecem em sua toca, todos alegando que o sinal estava em sua porta, e portando ele é um dos aventureiros, um ladrão que será muito importante na missão. Um dos anões que chegam em sua toca é o Thorin Escudo de Carvalho, o líder da missão, que pretende resgatar as riquezas do seu povo que está sob a guarda do terrível Smaug, um feroz Dragão que destruiu o reinado dos anões.

Bilbo depois de resistir resolve dar ouvidos ao seu lado Tûk, e parte na missão acompanhando os anões, em busca da vitória sobre Smaug,  tendo em seu caminho muitos perigos e aventuras incríveis.

Tentei não contar muito da história, pois acredito que a experiência de leitura é mais legal quando não sabemos muito sobre, e este é um daqueles livros que as surpresas são as melhores partes. Nunca tinha lido nada do Tolkien, nem tinha assistido os filmes, confesso que dormi quando tentei assistir O Hobbit rsrs, esse foi um dos motivos pelo qual deixei ele tanto tempo parado na estante, achei que não iria gostar muito da história, mas me  surpreendi bastante.  É muito legal acompanhar a evolução do Bilbo, o Hobbit que era todo acomodado de repente se joga em uma aventura e se transforma em um aventureiro de mão cheia.


O universo criado por Tolkien é muito rico e bonito, eu que nunca tinha tido acesso, gostei bastante de ter essa experiência, os personagens são muito bem construídos e isso só ajuda na história, trazendo mais riqueza para a leitura e nos fazendo ficar presos ao livro. Conhecemos mais da história dos anões por algumas canções que eles cantam, e fiquei tentando imaginar as melodias, as letras são muito bonitas e me fizeram viajar na história

Gostei muito do livro e com certeza pretendo ver os filmes, embora muitos tenham falado mal, quero ver todo esse universo nas telas, e quem sabe assim posso finalmente me render ao Senhor do Anéis. O Hobbit leva 5 estrelas, por ter me ganhado e ter sido uma tapa na minha cara literalmente, pois nunca dei muito pela história, e me surpreendi demais. 

 “Ei! Você não vai ficar? Você não vai fugir! Os pôneis vão passar! O sol já vai sumir! Ficar é bem melhor. E ouvir com atenção. Até o amanhecer. A nossa canção. Há! Há!”
“ Lá estava ele, um enorme dragão vermelho-dourado, ferrado no sono; um ruído palpitante vinha de suas narinas e mandíbulas, junto aos tufos de fumaça, mas, no sono, o fogo estava arrefecido.”
Vou deixar aqui uma canção de um dos meus cantores favoritos, Ed Sheeran que fez esta música para adaptação de O Hobbit para os cinemas, e é uma música muito bonita e que embalou minha leitura!



2 comentários:

  1. Eu adoro tudo o que tem a ver com a Terra-Média! Assisti as trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit e, ao contrário de muitos, fiquei presa à história e acabei me apaixonando.
    Não li nenhum livro ainda. Vou ler O Hobbit assim que terminar o primeiro livro do Mazze Runner e estou muito ansiosa!
    Adorei sua resenha e a música é realmente muito boa, do tipo que dá pra ouvir enquanto lê. Quando terminei de assistir o ultimo filme da trilogia O Hobbit, me emocionei ouvindo The Last Good Bye, outra música da trilha sonora dos filmes. T.T

    Eu, Garota Anônima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu a resenha :) Tenho certeza que você vai gostar muito do livro! E você está lendo Maze Runner né? eu amo essa saga \0/ e até fizemos um especial sobre ela aqui no blog, dá uma olhadinha se interessar! bjos :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015