1 de março de 2015

Meia-noite na Austenlândia, por Shannon Hale

Avaliação: 4/5
Editora: Record / Cortesia
ISBN: 9788501404596
Gênero: Romance
Publicação: 2015
Páginas: 320
Skoob
A capa já indicava que o livro seria bom. Jane Austen e Agatha Christie juntas? Amo as duas autoras e mal esperava para ver no que ia dar. No dia em que recebi a obra comecei a ler e no dia seguinte já podia afirmar o quanto o livro era incrível. Sua primeira frase já me fez lembrar do sensacional “A Abadia de Northanger”, que por coincidência li em janeiro para o desafio “Lendo mais livros em 2015”:
“Ninguém que conhecia Charlotte Constance Kinder de jovem acharia que ela nasceu para ser uma heroína”
Charlotte sempre teve uma vida comum. O adjetivo máximo que recebia sempre era “legal”, nunca chamando muito a atenção. Depois de encontrar um marido também “legal”, ela teve dois filhos e descobriu que também era muito inteligente, pois investiu em um negócio que deu muito certo e garantiu rapidamente a ela o seu primeiro milhão. Quando pensava que sua vida não podia ficar melhor, ela vê sua vida desabar ao ser deixada pelo marido, que resolveu viver junto com a amante. Perdida e com medo do rumo que sua vida iria tomar, ela tinha que encontrar um jeito de voltar a ter sentimentos e curar o coração partido.
“Sua única esperança era Jane Austen”
Curiosa para adentrar ainda mais o universo de Austen, ela descobre na Inglaterra um local que prometia a completa vivência deste universo por 15 dias. Dessa forma, Charlotte segue para Pembrook Park, onde teria que esquecer um pouco de sua vida para se dedicar aos afazeres e costumes de uma dama do século XIX. Tudo estava incluso no pacote: vestuário, refeições da época, aulas de costura e de dança, e até mesmo um parceiro romântico, que ao final da estadia faria um pedido de casamento.

O livro, narrado em terceira pessoa, intercala trechos da estadia em Austenlândia e trechos da vida de Charlotte, desde pequena aos dias atuais. Enquanto acompanhamos a sua viagem, descobrimos um pouco mais sobre ela e sobre os motivos que a levaram até ali. Para fugir de seus conflitos pessoais, ela fica extremamente envolvida com o enigma proposto pelo coronel Andrews, que interpretava um dos cavalheiros. Após contar a misteriosa história das freiras encontradas mortas em uma abadia próxima à Pembrook Park, com apenas uma sobrevivente, Charlotte não para de pensar em quem poderia tê-las assassinado e de que forma realizou o feito.



Como se atraísse mistério, uma noite, enquanto jogavam um jogo sobre assassinato, ela entra em cômodo desconhecido da propriedade e, com tudo escuro, vislumbra um cadáver. Desesperada, ela sai correndo e, quando retorna ao quarto, não há mais nada lá. A partir daí Charlotte assume cada vez mais características de Catherine Morland, a mocinha de “A Abadia de Northanger”, que sempre buscava pistas para tentar desvendar as situações. Charlotte busca sempre recriar o enigma em sua cabeça e descobrir o que houve com o corpo, quem poderia ser o assassino, de que forma o crime foi cometido. Por sorte, ela deve ter aprendido bastante coisa com Hercule Poirot e sua habilidade de dedução mostra-se bastante apurada.
“Ela demorou um instante para reconhecer o nome; Catherine Morland é a heroína de A Abadia de Northanger, de Austen, que fica tão envolvida nos prazeres horríveis de romances góticos que imagina um assassinato onde não há nenhum”
Meia-Noite na Austenlândia possui uma narrativa muito gostosa e fluída, fazendo com que suas 320 páginas passem voando. Além disso, combina uma série de elementos que o tornam um livro delicioso, uma ótima opção de entretenimento. Além de mesclar muito bem a vida moderna com a vida dos anos 1800, Shannon Hale coloca no livro medidas certas de comédia, suspense e romance. Todos esses elementos são bem desenvolvidos, tornando a obra completa e dinâmica. O universo construído na obra também é encantador, assim como os personagens que nos são apresentados, capaz de deixar o leitor morrendo de vontade de estar ali, presente, acompanhando o desenrolar dos fatos.

A protagonista do livro, Charlotte, cativa não só aos outros hóspedes, mas também a quem está do outro lado do livro, pois apesar de estar em um lugar em que pode assumir outra identidade, é sempre fiel aos seus ideais e genuína em seus sentimentos. É difícil não torcer por ela. Felizmente, o final é digno de sua heroína e não desaponta. Enfim, se você gosta de Jane Austen, de Agatha Christie, ou apenas de um bom romance que traga diversas sensações, este é um livro muito bom e está mais do que indicado.
“Jane Austen criou seis heroínas, todas diferentes, e isso deu coragem a Charlotte. Não havia só um tipo de mulher. Ela não tinha mais medo. Estava finalmente se sentindo em casa na Austenlândia, e pretendia se armar com essa ousadia e levá-la para casa”

34 comentários:

  1. Oi Cami!!
    Essa obra parece ser deliciosa e muito gostosa de ler!! Eu amo Jane Austen! Pretendo logo ler o livro e me divertir com a protagonista e a história! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olaa
    Parece ser uma leitura muito gostosa e interessante, iria adorar ler se tivesse a oportunidade.
    Ótima resenha

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Achei a ideia do livro muito boa, trazer elementos da obra de duas grandes autoras da literatura para criar uma estória única, me deu vontade ler. Achei a capa linda também. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto bastante gente falando bem desse livro e não tinha me interessado quando vi a capa. Eu sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas antes de conhecer a história esse é o aspecto que mais nos chama atenção e nos gera interesse de ler. Mas agora que conheci um pouco mais sobre a história eu gostei bastante! Gostei de saber que a história voa também, estou procurando livros assim pra ler. Pretendo comprar em breve! Ótima resenha :D

    Beijosss
    bookspoison.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente alucinada querendo ler esse livroooooooo
    Na verdade quero ler Austland e esse daí...
    Eu vi o filme (do primeiro livro) e adorei, sei que o filme é diferente do livro. Mas como regra geral o livro é sempre melhor (pelo menos é o que espero).
    Amo a Jane Austen e tudo que diz respeito a ela...
    Sua resenha só fez minha vontade aumentar!!! Parabéns!

    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Tinha lido Austenlândia e gostei bastante, e estou muito ansiosa para ler esse livro. Acredita que eu nunca li nenhuma obra da Jane Austen? (me bata, eu mereço), mas decidi que vou ler o máximo de livros possíveis dela em 2015, a começar por Orgulho e preconceito.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hey Camila, tudo bem?

    Primeiramente, a capa do livro é linda! Sério, mesmo não tendo a intenção de lê-lo, compraria só para ter na estante. O motivo pelo qual eu não leria essa obra, é que nunca li nada da Jane e não sou muito fã da Agatha (sim, podem me jogar pedra! HAHAHA), então algumas das referências não fariam sentido para mim. Contudo, gostei dessa mente investigativa da protagonista, eu também ficaria dias pensando sobre o caso das freiras. Também gosto quando o autor sabe dosar os tipos de cena, entre comédia, romance e etc... Isso mostra talento e não deixa o livro tedioso.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bastou dizer que mescla elementos modernos com o cotidiano de 1800 já me interessei..rs
    Ainda por cima a leitura é fluída e divertida? Quero esse livro!!
    Não li Austenlândia, mas agora acho que vou ter que comprar os dois.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esta mistura de Austen e Christie deve ser simplesmente esplendido! Não conhecia o livro, mas vou procura-lo, se já amo os livros do universo clássicos de Jane Austen....
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai, gente. Para de me falar desse livro! HAHA.
    Amo Jane, vi os dois volumes ontem na Saraiva e só não trouxe para casa porque a fila estava grande.
    Adoro o universo da Jane e essa pitada de moderno deve deixar tudo uma maravilha.
    Quero muito ler :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou bem ansiosa para ler este livro, por isso, não li toda a sua resenha. A capa é realmente linda, acho que uma das mais bonitas da Jane.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu li o primeiro e fiquei apaixonada ;w; eu sou louca pra ler esse livro.
    a escrita da autora é mt gostosa e quando eu vi já tinha terminado o primeiro. assim q de pretendo adquirir esse livro!
    gostei da resenha!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila, tudo bom?
    Eu nunca li nada da Jane Austen (Sério, pode acreditar!), mas sempre tive curiosidade sabe? Ler comentários do pessoal falando a respeito das obras dela e eu aqui morto de vontade HAUAHAUAHU. As capas dos livros da Jane são lindos e impossíveis de não ficar querendo conhecer a história, a protagonista desse livro me aparenta ser bastante cativante e estou curioso após ler seus comentários!
    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Cami!
    Fiquei muito surpresa ao saber que Jane Austen escreveu um livro com Agatha Christie. As duas, ao que me parecem, são ótimas autoras e só li elogios das duas. Esse livro, contendo o melhor delas, deve ser incrível...
    Parabéns pela resenha, fez com que a gente conseguisse entender o livro, porque só com a sinopse, achei confuso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. A capa é maravilhosa, a sinopse é maravilhosa, Jane Austen é maravilhosa, Agatha Christie é maravilhosa ahahah, não preciso dizer mais nada não é mesmo ? Só vejo elogios e elogios e sua resenha só me fez ter mais vontade de ler!
    Cheirei um Livro

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    A premissa do livro é incrível!
    Quero muito ler assim que tiver oportunidade!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila,
    Eu não conhecia esse livro e como fã apaixonada que sou por Agatha Christie fiquei muito curiosa.
    Apesar de ser o tipo de leitura que me faria ser bem crítica, pois romance é totalmente fora das tramas de Agatha e essa seria uma experiência bem diferente, sem dúvidas está anotado aqui
    pra descobrir sobre ela depois, Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  18. Oi eu não tinha lido esse livro, mas ele parece ser muito fofo, a capa é maravilhosa, a sinopse chama a atenção...
    Que lindooo!!!
    Adorei a resenha...

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Ola Camila, eu não suporto a Jane Austen, a Agatha Christie eu até li algumas coisas dela mas não sou fã, fiquei curiosa pra ler o livro devido a sua resenha, assim que tiver tempo dou uma conferida.valeu pela dica.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu tenho ouvido falar muito desse livro ultimamente, acredito que irei gostar bastante pois esse é o meu gênero favorito.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Uau!!
    Não, vergonhoso dizer isso, mas ainda (ainda!) não li nenhum livro de nenhuma das autoras, infelizmente. Mas pelos comentários sei que são excelentes no que fazem, e pela sua resenha as duas juntas foi um encontro memorável!
    Gostei bastante da capa e da sinopse, e da sua resenha, que me deixou bem curiosa.
    Já anotei aqui e foi para a wishlist, espero poder ler em breve!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Mesmo sem ter lido nada da Jane Austen ainda, eu sou doida para ler os dois livros dessa série. Imagina que incrível seria conviver em um universo que só conhecíamos pelos livros de um determinado autor?
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi.
    Ainda não conheço a escrita da autora e de já digo que tenho muita curiosidade. Espero ler este livro e gostar assim como você.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que capa mais linda meudeus! A editora caprichou muito!
    Este é o segundo volume né? Ou não? o.O ahushas
    Já tinha visto várias resenhas do primeiro, o outro livro (se for mesmo o primeiro kk), mas não tinha me interessado. E agora com a resenha desse me despertou uma curiosidade ahsuahs
    Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia nem o livro e nem o autor , mais gostei de mais da proposta e premissa , parece ser uma leitura muito boa !

    ResponderExcluir
  26. Olá Camila, tudo bem?

    Tenho quase certeza de que amaria esse livro. Ele tem uma cara tão doce. Me lembra um outro livro sobre a Jane, publicado pela NS.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Cami,
    Sou fã de Agatha e sempre que vejo esse livro me lembro do outro livro da Jane publicado pela Novo Século, queri muito ler o livro, acredito que vou adora
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  28. Oi tudo bem?

    Nossa lendo aqui sua resenha e falando sobre a Charllote eu já imaginei minha esposa super concentrada lendo este livro. Não faz meu estilo mas com certeza minha esposa vai querer esse viu!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Camila, tudo bem?

    Como boa fã da Austen, eu adorei o livro e, preciso dizer, quero muito ir para a Austenlandia huahuahuahua. Só li Meia Noite, não li o primeiro livro, mas to mega curiosa

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Camila... fiquei bem curiosa com a narrativa deste livro... parece ser bem gosto de ler... achei incrível que a protagonista resolveu viver os costumes de Jane para se reencontrar isso foi bem legal... apesar de nunca ter lido nada dela já assisti filme baseados em seus livros e gostei de todos... Xero!

    ResponderExcluir
  31. Oi Cams, tudo bem?
    Conhecia esse livro de uma forma superficial, e pelo que li em sua resenha parece ser ótimo e cheio de reviravoltas. Não sei porque, mas acho que vou gostar de Charllote, ela parece ser uma personagem bem legal, aliás, o enredo todo parece legal, espero poder desfrutar dele futuramente,

    ResponderExcluir
  32. A história desse livro até parece bem legal, só que eu li o primeiro livro escrito pela Shannon que se passa no mesmo ambiente e não gostei muito, achei bem superficial e os personagens não foram capazes de me conquistar, ainda estou pensando se eu dou uma chance pra esse.

    Beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Eu não li nada da Jane Austen e Agatha Christie. Mas vi várias resenhas e todas foram positivas.
    Acho que seria legal começando a ler o livro com as duas e ver se gosto da escrita.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá tudo bem?
    Li vários comentários positivos sobre esse livro e gostei muito da história, acho que a história é bem peculiar e me chama muita atenção. Gostei muito do post e das fotos.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015