2 de março de 2015

Resenha: Um Caso Perdido, de Colleen Hoover

Avaliação: 5/5
Editora: Galera Record
ISBN:  97885014403940
Gênero: New Adult/Romance
Publicação: 2014
Páginas: 384
Já faz bastante tempo que eu queria ler algo da autora Colleen Hoover. A primeira vez que ouvi falar dela foi no blog Garota It, mas naquela época não dei muita atenção para o lançamento do momento -  Métrica, o primeiro volume da trilogia Slammed, que necessito ler em breve. Depois de quase dois anos, li meu primeiro livro escrito pela autora. Antes de começar a resenha de Um Caso Perdido, preciso me explicar, eu nunca tinha lido nenhum livro dela até agora pois meu estilo de leituras naquela época era bem diferente do atual, sinceramente me arrependo disso, a escrita da Colleen é incrível e ao mesmo tempo totalmente viciante.

O livro fala sobre as complexidades da vida de Sky, uma adolescente prestes a completar 18 anos e com quase nenhuma liberdade. Ela foi adotada ainda pequena por Karen e desde então nunca teve contato com nenhum tipo de tecnologia ou mesmo frequentou uma escola. Decida a seguir um rumo diferente, Sky deseja que seu último ano no Ensino Médio seja igual ao de qualquer outro adolescente de sua idade. Embora tenha sido educada em casa, Sky tem um vida bem reclusa de amizades, isso não impede que as demais pessoas falem mal a seu respeito. A maior parte dessa má reputação é por causa de sua amiga Six, ambas trocam de namorados com quase a mesma frequência que trocam de roupas, creio que vocês estejam pensando que Sky é ligeira, pior que não, a menina é danada e nunca vai tão longe com seus meios relacionamentos amorosos, pois são sempre unilaterais, os meninos sempre estão afim de algo a mais e alguns até acabam apaixonados, mas ela jamais sentiu-se verdadeiramente atraída por nenhum deles. Essa situação muda no instante em que conhece Holder.

"Não consigo deixar de rir por dentro. Está na cara que hoje o carma está no modo retaliação. Finalmente conheço o único garoto que acho atraente, e ele abandonou o colégio e traz caso perdido tatuado no braço"
Desde que se conheceram, Sky e Holder tiveram uma forte conexão, embora ela não compreenda a natureza de seus novos sentimentos, ele a deixa apavorada quando estão juntos. Holder é bem misterioso, a maneira como escolheu se aproximar de Sky me deixou cheia de perguntas que foram todas respondidas pela autora. Ele é meticuloso e se insere na vida dela aos poucos, desta forma garante que tudo que aconteça entre eles seja intenso, avassalador e inesquecível.

 "- Sky? - diz ele baixinho. - Não estou querendo torturá-la nem nada do tipo, mas já me decidi antes de vir para cá. Não vou beijá-la hoje."

Sky não é a única pessoa no livro com fama negativa, Holder também possui precedentes, em vez de esclarecer os boatos a respeito dele, Sky prefere acreditar no que ouve por aí, mesmo ela também sendo vítima de vários boatos injustificáveis. Sky confessa sua atração por Holder de uma maneira bem cômica, acompanhar seus pensamentos é muito divertido, pois a honestidade desajeitada e inocente dela é bem convincente. Essa é uma fração da narrativa, a cada novo capítulo o livro vai se tornando mais sério, cuja história torna-se muito mais complexa e pesada, de início o livro é leve e divertido, depois são inseridos elementos como o drama e um leve mistério. Apesar de ser classificado como Young Adult, a temática escolhida pela autora é bem delicada e o livro assume as características do gênero New Adult.


 " - Quero que lembre quem você é, apesar de as coisas ruins que estão acontecendo com você. Porque essas coisas ruins não são você. São apenas coisas que aconteceram com você. Precisa aceitar que quem é e o que acontece com você são duas coisas diferentes."

A verdade por trás da adoção de Sky é repleta de dor, deslembranças e um passado complicado, o papel de Holder vai muito além da paixão, o elo entre os protagonistas é forte e decisivo para o desfecho da narrativa, eu fiquei aflita e triste conforme a verdadeira identidade de Sky foi se desmembrando na história. A autora soube introduzir essas informações sutilmente, dando tempo ao leitor de se situar a elas.

Um Caso Perdido é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista da própria protagonista, muitos livros com certa quantidade de carga emocional nem sempre conectam o leitor ao personagem, eu gostei muito da maneira que autora consegue isso, comigo a forma dela contar os fatos funcionou muito bem, eu gosto de livros de romances mesclados a um pouco de drama, a problemática meu incomodou um pouco, mais faz parte, já que se trata de um assunto delicado. Colleen Hoover sem sombras de dúvidas conquistou e entrou para lista dos meus autores favoritos, a autora se tornou uma das minhas queridinhas, sua escrita é ágil, fluída e de fácil compreensão. O livro é bem bonito, a capa em tons suaves transmite a leveza e delicadeza da escrita da autora, sua mensagem condiz com a trama, o livro é indescritível, essa palavra se adequa a tudo o que senti durante a leitura. Livro recomendadíssimo!
"Mas aquele olhar. Havia algo tão perturbador na maneira como ele olhou para mim. Aquilo conseguiu me deixar constrangida, envergonhada e lisonjeada ao mesmo tempo. Não estou acostumada a sentir essas coisas de jeito algum, muito menos todas elas de uma só vez."

Por Patrícia Oliveira 

29 comentários:

  1. Já estava de olho nesse livro fazia um tempinho, agora fiquei ainda mais interessada *-*
    Parece ser envolvente e apaixonante, vou adicioná-lo na minha wishlist já!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Assim como você, achei o livro incrível. E olha que eu nem gostava de new adults, rsrs. É mesmo até difícil descrever o quão boa a obra é! Jura que ele é classificado como YA?? Nossa, eu JURAVA que era um new adult, ele realmente tem características do gênero, como você citou. Enfim, adorei a resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu esto louca pra ler esse livro...
    Essa resenha é muito legal...
    Parabéns!!

    clubedolivrope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Quero ler algum livro da Collen, sempre vejo boas opiniões!
    Essa história particularmente parece ser bem envolvente, mas a capa do livro é bem feinha...
    Bjs

    Oii, tudo bem?

    Parabéns pela parceria!

    A NC é tudo de bom! Que seja proveitosa para ambos!

    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  5. Olááá
    Eu comprei o livro mas infelizmente ainda não tive tempo para ler e tal, mas só escuto elogios sobre ele e estou super ansiosa e com expectativas grandes.
    Que bom que curtiu a leitura.


    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  6. O que falar da Colleen Hoover? Ela é uma diva maravilhosa que faz cada coisa com os personagens que não nos deixa odiá-los! é um caso de amor e ódio e muitas lágrimas sempre!
    Quando li Métrica, eu chorei tanto (sim, sou uma manteiga derretida) que depois quando Um Caso Perdido foi lançado eu fui deixando ele de lado e até hoje eu não o li! Mas agora com sua resenha me deu uma super vontade de lê-lo!!!!

    Beijos
    Carol
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou louca para ler este livro, só leio resenhas positivas. Espero gostar também. Ainda bem que o meu já chegou. Rs. adorei a resenha, estou muito curiosa para saber o que acontece com sky, que mistério é esse. Rs

    Beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha está perfeita e torna cativante a forma como descreve o livro.
    Anotado para as minhas férias,quero ler e muito.
    Já ganhou uma seguidora assídua.
    Bj
    Blog by Shirley

    ResponderExcluir
  9. O livro não me interessou, mas gostei da sua resenha... alguns amigos que leram, disseram que é muito bom e que iria gostar. Adorei sua resenha.
    O problema é que o título me parece complicado, passa uma ideia de um discurso que não gosto..
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este livro não desperta muito meu interesse, no entanto sua resenha ficou muito legal! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu só li Métrica dessa autora e gostei muito, o que me deixa bem animada para ler Um Caso Perdido, mas até agora não tive oportunidade :/ A história em si desse livro é bem interessante, ele é do meu gênero favorito, então é de se imaginar que vai me conquistar. Enfim, não sei quando lerei esse livro, mas pretendo algum dia o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler métrica, o que me fez prestar mais atenção nessa história! A historia parece ser boa, não sei se compraria o livro só pela sinopse, maaas lendo sua resenha mudei de ideia!
    Beijos
    Parabens pela parceria! A novo conceito é definitivamente incrivel !

    Beijos

    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Estou de olho neste livro desde que soube de seu lançamento, e a cada resenha lida, a vontade apenas cresce. Nem tinha me tocado que era da mesma autora de métrica. Eu tenho, mas como não comprei ainda os outros volumes, acabei não lendo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Oooi,

    Dá um negocio quando a gente perde uma leitura por bobeira né?
    Eu não li nada da autora ainda por falta de oportunidade, está na lista e uma das prioridades, pois só leio elogios para a autora e fico morrendo de vontade de conhecer a escrita dela.
    Fico feliz que vocÇe tenha gostado :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Oi estou doida para ler esse livro, ele está aqui do lado na fila *.*
    Adorei a sua resenha, despertou ainda mais a minha vontade


    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Olá querida, fico muito feliz pela sua resenha e opinião. Estou ansiosa para ler este livro, principalmente por ver tantas resenhas positivas em relação a obra e a autora em si.
    Espero ler em breve.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha muita curiosidade para ler Slammed, mas enrolo até hoje, não sei porque. Esse aí não me encantou no momento. Estou meio sem paciência para casais adolescentes. Quem sabe quando passar minha preguiça deles? hehehehe

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  18. O livro não me chama muito a atenção. Acho que a premissa do romance entre os protagonistas é bem clichê. Claro, tem a questão da adoção que deve ser interessante. Mas o restante a gente sempre vê por aí. Outra coisa, você falou que a escrita da outra flui. Isso é ótimo, pois diferencia de outras obras com a mesma temática, romance entre jovens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Patricia,
    Eu sou apaixonada por esse livro.
    Foi um dos melhores que li ano passado e agora quero ler Perdendo Esperança que é a história pela visão do Holder. A Escrita da Colleen me conquistou ♥
    Beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Não li nada dessa autora até hoje. Me recomendaram Métrica, mas não faz muito meu estilo. Já os NA atuais estão entrando muito no clichê e não fazem de nada para mudar, por isso estou um pouco desanimado com esse tipo de livro. Gosto quando o autor combina uma passado turbulento e faz aquele jogo psicológico com os personagens para demonstrarem atualmente as consequências desse trauma de infância, no caso do livro a adoção da protagonista, mas ainda não é algo que me convença a ler a obra Rsrsrs. Quem sabe quando eu tiver com mais tempo?

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie, flor!
    Amei sua resenha, mas não o livro ): Tenho aversão à romances, não consigo ler, não me desce. Mas sei que para os fãs a Colleen é maravilhosa! Então fico feliz que todos parecem ter curtido a leitura. Deve ser uma autora incrível!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  22. Já li algumas resenhas desse livro a, cada vez que leio uma nova, sinto ainda mais vontade de lê-lo! *-* Adoro livros Young Adults, mas estou adorando conhecer os New Adults também. E, se esse é uma mescla dos dois gêneros, vou amar! Gostei muito do modo como você falou dos protagonistas, acho que vou gostar deles também! Adorei a resenha!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Li métrica e apesar da história ser mega clichê eu gostei da escrita da autora. Quero muito ler Um Caso perdido e a sua resenha só aguçou ainda mais esse desejo :)
    Abraços

    Dezenove Primaveras

    ResponderExcluir
  24. Olá Patricia,
    eu li este livro esses dias, de tanto que elogiam a obra. Porem eu não consegui gostar tanto assim. teve situações na historia que achei muito forçado e sem cabimento. Não que seja ruim nem nada, ate porque eu gostei bastante da ligação de Holder com Sky, só não gostei depois das revelações.
    Que bom que você gostou da historia.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  25. Não consegui gostar deste livro. Achei a trama emocionante, mas não gostei da escrita da autora e achei algumas cenas pouco críveis. Mas sei que ele faz um enorme sucesso. Que bom que a leitura tenha sido positiva para você.


    Café com Letras

    ResponderExcluir
  26. Paty, estou louca para ler esse livro! A história parece ser muito linda e emocionante. Da Collen Hoover só li Métrica, mas não gostei taaanto assim. Foi um livro bom, apenas. Espero gostar mais dessa história :D Beijos!

    ResponderExcluir
  27. uma pena ser New Adult, achei que seria outra história UHEUHEUHEU
    mesmo assim, a resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  28. Olá querida.
    Tudo bom?
    Eu também comecei a ler os livros da Collen a partir desse, realmente a escrita dela é maravilhosa, essa história me emocionou demais, ainda mais quando vemos como a vida de Sky foi prejudicads por um certo fator e como Holder entra em sua vida, como tábua de salvação. Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oie
    Não conhecia o livro, mas me interessei.
    Não conhecia nem a autora, acredita ? Mas pelo que olhei aqui, muita gente diz que gostou da escrita dela.
    Amei sua resenha e vou ver se acho esse livro pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015