6 de abril de 2015

Leiturinhas: A literatura infantojuvenil contra o bullying

O bullying tem sido extremamente discutido por especialistas na área da educação, por ser um fenômeno que tem afetado a vida de milhares de crianças e jovens, deixando marcas difíceis de cicatrizar. Alguns escritores têm contribuído muito para que o assunto seja introduzido aos pequenos leitores de modo a alertar e prevenir. Separei três títulos que abordam o assunto com maestria.

Texto de Marta Reis 
e ilustrações de Thais Linhares 
Editora Geração Editorial/Cortesia
De 8 à 11 anos


Chiquinho é um menino que sofre na escola, os colegas tiram sarro porque ele manca ao andar. Seu olhar carrega tristeza por aguentar os insultos e risadas diárias. Encontrou no seu violão e na música um alívio.

Entretanto, um dia tropeçou na escadaria da escola e foi vaiado, xingado e mais risadas vieram, esse fato é o início de uma história bastante criativa. Pensei bastante e decidi não contar mais, leiam e descubram.

 O livro é escrito de modo claro para a turminha de 8 a 11 anos se deliciar. O final feliz é o que o leitor espera e as ilustrações são cheias de vida. A editora está de parabéns pelo trabalho. Amei e já li diversas vezes.






Texto de Teresa Bateman 
Editora Todo Livro
De 8 à 11 anos


Leila é uma guaxinim, está muito empolgada em ir à escola, só que, ao chegar lá, um dos colegas, o urso Gerson Terrível não a trata bem. 

Nos dias seguintes, Leila é constantemente perturbada por ele e cada dia volta pra casa e pede conselhos para a irmã mais velha e o irmão mais novo sobre o que pode fazer para se livrar desses maus tratos. Primeiro tenta ignorar o colega, depois tenta ser amiga de Gerson, em seguida tenta rir de suas brincadeiras, acaba contando a situação para os pais, conversa com a professora... 

Nada resolve a situação, já que o urso se aproveita dos momentos em que ninguém está olhando. Por causa de um comentário de seu irmãozinho, Leila tem uma ideia e cria o Clube dos Corta-Bullyng.

A história é muito boa, o fato dos personagens serem animais fofinhos deixa a discussão sobre o tema bastante leve. A diagramação está perfeita, e a edição é a mesma de um livro que indiquei anteriormente “A Asma de Abby e a grande Corrida”, o livro é grande, tamanho 30 x 30cm. A capa é almofadada e as ilustrações são lindas, adoro desenhos coloridos e bem contornados.



Texto de Christian Lamblin 
Editora Ática
De 3 à 7 anos


Um aluno novo chega à escola e todos os colegas riem dos comentários de Samira. Aos poucos os alunos vão conhecendo melhor o novo colega e gostando dele, somente Samira insiste nas zombarias, sem perceber que está magoando o menino. 

Cada livro dessa coleção "E Agora?" traz um guia, preparado pela psicanalista Susana Muszkat, com sugestões para pais e professores lidarem com o problema em destaque no título de cada volume.

Recomendo os três títulos, afinal são lindos, bem ilustrados e contam histórias diferentes sobre o mesmo tema. 


E vocês, já sofreram algum tipo de bullying na escola? Gostaram das dicas? Comentem. 
Beijos e até a próxima.

Por Nara Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015