24 de maio de 2015

Morada das Lembranças, de Daniella Bauer

Avaliação: 4/5
Editora: Biruta / Cortesia
ISBN: 9788578481360
Publicação: 2014
Gênero: Juvenil
Páginas: 200
Skoob
Classificado como literatura juvenil, Morada das Lembranças é um livro que surpreende pela narrativa densa, rica e poética. Em suas 200 páginas, a obra conta a história de uma menina, que ainda muito nova teve que fugir com sua mãe e irmão pequeno da Rússia, que na época, por volta de 1920, promovia perseguições a diferentes grupos, como o de judeus. Como sua família era judia, ela teve que partir em busca de novos horizontes. Seu pai não poderia acompanhá-los, já que havia sido assassinado alguns dias antes.

Dividido em oito capítulos, além do prólogo e de um texto contextualizando a época, o livro narra, em primeira pessoa, a jornada seguida pela menina e uma imersão em suas lembranças e esperanças. Apresenta desde a fuga, quando ela tinha sete anos, até a chegada ao Rio de Janeiro, local de destino e a passagem do tempo. O amadurecimento precoce da protagonista e a narrativa rica e cheia de metáforas me fizeram lembrar de Valter Hugo Mãe. Halla, a personagem de A Desumanização, e Maria (nome que a pequena russa adota ao chegar no Brasil) são bem diferentes, mas carregam em si marcas de uma difícil existência.

Tanto a fuga, a travessia e a chegada ao país foram complicadas para a família russa. Ao chegar no Brasil, hospedaram-se na casa da avó, que havia fugido alguns anos antes. Ela, porém, abrigava-os por obrigação e fazia de tudo para tornar a vida difícil. Isso piora quando a mãe morre e Maria perde os resquícios de sua infância para cuidar do irmão pequeno. O desejo que tinham de construir uma vida melhor ao chegar na América é apagado pelos claros obstáculos a serem enfrentados no país.


O livro é lindo, emocionante e desperta diversos sentimentos durante a leitura. A história de Maria é muito real e triste, mas o capítulo final, “Renascimento”, fecha muito bem a obra e traz esperança. No início e no fim, inclusive, somos apresentados à neta de Maria, que fica incumbida de adentrar a morada das lembranças da avó e contar a sua história para o mundo. A única coisa que achei que poderia ter sido explorada melhor é a relação entre avó e neta. Fiquei um pouco triste ao virar a última página, pois esperava ler mais sobre as duas juntas. Porém, isso não é um ponto negativo. A escolha feita pela autora também ficou muito legal.

Além da história, a edição feita pela Biruta também está lindíssima. Cada capítulo assume uma tonalidade diferente e praticamente todas as páginas do livro contam com ilustrações que remetem à colcha de retalhos, a maneira como a história ia sendo construída, bordada. Além de tornar o livro mais bonito, torna também a leitura mais dinâmica. 

Apesar de juvenil, Morada das Lembranças é um livro para ser apreciado por todos. Escancara as belezas e as durezas da vida, do exato jeito que ela é. Também vem, com excelência, para lançar Daniella Bauer ao mundo da escrita. Se este é o seu romance de estreia, estou ansiosa para o que vem por aí.




"Somos feitos das escolhas que fazemos ou das que deixamos escapar? Nunca saberemos. São tantas as teorias a respeito do que somos de fato que, às vezes, nos perdemos no básico. Somos o resultado entre vácuo e preenchimento, escuro e claro, doce e amargo, amores e dissabores, derrota e vitória, vigor e fragilidade, firmeza moral e fraqueza de caráter"
"O que difere um ser humano de outro? Sua cor, a cor de seus olhos, os pensamentos que habitam sua cabeça, os princípios de seu coração, o amor pelo próximo, a dor, a fome, a fé?"
"A estrada que percorri até aqui guarda as marcas de minhas passadas e me conhece a fundo. Sabe das minhas histórias vividas e das inventadas. Foi testemunha muda de meus tropeços, das viradas acertadas que também fiz na vida. Também testemunhou minhas lágrimas, meus pedidos, meus amores, meus sorrisos trocados, minha solidão" 

36 comentários:

  1. Achei perfeito essa ideia da edição com os retalhos! Já estava intrigado com a capa do livro, traz uma impressão singela e convidativa. Quero muito ler! Gosto muito dos livros que mencionam a perseguição de povos, eles são quase sempre duros de ler, no sentido de aflorar emoções, mas são bons pra lembrar-se do quanto o ser humano pode ser cruel. Eu, honestamente, não duvidaria se tudo aquilo que se extrapolou na segunda-guerra viesse novamente à tona, os conservadores se deliciariam com isso e já travam constantemente guerra contra minorias e “diferentes”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Augusto! A edição é realmente maravilhosa. Todos os elementos se encaixam. O livro retrata de uma maneira muito bonita a jornada da família da menina até chegar ao Brasil. Realmente, esse tipo de livro é extremamente importante e um choque de realidade. Beijos!

      Excluir
  2. Primeiro, que resenha magnífica. Difícil encontrar resenhas assim, madura, com aspecto imparcial e profissional. Bom, mas sou leitora de seu blog, então pode parecer suspeito. Quanto ao livro, no início, lembrei de A menina que roubava livros, lembrança que foi se dissipando conforme me deleitava em seu texto. Me parece ser uma obra real, não afirmo, digo da impressão mesmo, pois existem a história de muitas pessoas que fugiram da guerra e vieram ao Brasil. Também senti um ar de melancolia, mas tudo isso é divagação frente a sua resenha... Eu gostei muito do que li, o título a sinopse e as fotos. Muito perfeito... <3 Estou encantada!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliian, muito obrigada pelo seu comentário!! Fico muito feliz por você ter gostado =) "A menina que roubava livros" é um dos meus livros favoritos, mas a obra da Daniella é tão diferente que eu nem cheguei a traçar essa comparação. Agora que parei para refletir nas semelhanças. Mas, ainda assim, são poucas. O livro é ficcional, mas poderia mesmo ser real, com certeza muitas pessoas passaram por isso. Espero que você dê uma chance à obra e se encante tanto quanto eu! Beijos

      Excluir
  3. Achei bem interessante o livro, esse é um estilo de livro que eu leria, a capa também não deixa a desejar é muito convidativa e sua resenha foi bem instigante, parabéns.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinicius. Obrigada pelo comentário! O livro é lindo tanto pela sua estética, quanto pela sua história. Vale a pena! Beijos

      Excluir
  4. Oláá
    Sua resenha está ótima, eu nem li o livro e já estou encantada por essa edição linda, adorei a capa e tudo mais, espero poder ler em breve e adorar.
    Muito bom

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina. Muito obrigada! =) Que bom que gostou. Espero que se encante pela obra assim como eu! Beijos

      Excluir
  5. Também tenho que elogiar a resenha. Foi uma delicia de ler. E se eu já estava ansiosa pela leitura do livro, com sua resenha só aumentou. Pretendo lê-lo em breve.

    Livros que trazem memorais sempre são emocionantes e quando são bem escritos, com linguagem poética, como você pontou, só contribui para a história nos contagiar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, muito obrigada *-* Fico muito feliz por ter me expressado bem sobre esse livro incrível. A história é mesmo emocionante. Vale muito a pena! Beijos

      Excluir
  6. A edição está belíssima mesmo, a Biruta sabe como caprichar!
    Manteiga derretida do jeito que sou, acho que iria chorar muito ao ler este livro.
    Meus parabéns pela resenha, sua escrita flui de forma leve e agradável ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz o meu pedido, fiquei muito em dúvida sobre qual livro solicitar. Todos são maravilhosos! No fim, fiz uma excelente escolha. :) Muito obrigada pelos elogios, fico feliz de ter transmitido bem a minha opinião! Espero que você leia e goste tanto quanto eu. Beijos!

      Excluir
  7. Adorei a resenha! Vou começar a ler o livro. Essa edição está muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, como vai?
    A edição está realmente impecável e o livro parece ser incrível. Gosto muito de histórias que retratam fugas de judeus e coisas do tipo, acho que sempre nos trazem lições incríveis e tocantes.
    Ainda não conhecia esse e adorei conhecer, espero poder em breve conhecer melhor a jornada de Maria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gab! Vou bem e você? Que bom que gostou da indicação. O livro é mesmo maravilhoso e merece ser lido <3 Beijos!

      Excluir
  9. Olá! Tudo bem?
    Nossa, a Biruta sempre capricha muito nas edições de seus livros, né?
    Achei a história dele muito interessante, com certeza vou querer ler em breve. E além de tudo, parece ser um livro lindo (esteticamente falando, rs)!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições dessa editora são maravilhosas =) Que bom que se interessou, Carol! O livro é maravilhoso, tanto esteticamente quanto à sua história! Beijos e ótima leitura :D Beijos

      Excluir
  10. Fiquei extremamente interessada no título, obrigada por uma resenha tão maravilhosa. Livros que nos dão esperança são perfeitos. Amo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nara! Muito obrigada pelo seu comentário *-* Fico muito feliz que tenha gostado! Beijos

      Excluir
  11. Oi Camila, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro e me senti bastante atraída pela história, não costumo ler histórias sobre perseguições mas essa me pareceu bem intensa e emocionante. A diagramação do livro também está linda.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glaucia! Que bom que você se interessou =) O livro é maravilhoso, vale a pena. Beijos!

      Excluir
  12. Olá!

    Primeiramente as fotos ficaram lindas! Eu ainda não li nada da editora mas sei que eles tem um cuidado enorme com as obras a diagramação está linda!
    Eu não conhecia o enredo mas eu achei maravilhoso esse enredo e mesmo o final não sendo o que você queria, eu gostei bastante dele.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula :D Obrigada!! Que bom que você se interessou pela obra. Vale super a pena ;) Se for ler, depois me conte o que achou. Beijos!

      Excluir
  13. Oi Camila, tudo bem? Nossa, os livros da Biruta vem surpreendo cada vez mais, cada um mais interessante do que o outro. Já tinha lido uma resenha desse e fiquei bem interessada e estou ainda mais, gosto de histórias com personagens fortes, e que passam por momentos difíceis e mesmo com todos os motivos para desistir de lutar, continuam corajosos. Quero muito conhecer a Maria e sua jornada, o que ela teve que enfrentar. Parece ser uma história muito bonita e triste, mas que bom que o finalzinho nos trás esperanças.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella. Obrigada pelo comentário :) Sim, a editora tem publicado livros lindos! Impossível não se apaixonar. Espero que você goste da história de Maria e se surpreenda tanto quanto eu :D Beijos

      Excluir
  14. Nossa! Fiquei bem entusiasmada para ler este livro! O tema é triste, mas fala de uma épica que me chama muito a atenção. Sem falar que as ilustrações e a capa estão sensacionais. Sua resenha me deixou com gostinho de quero mais. =) Anotado aqui!


    Beijinhos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, que bom que te deixei com vontade de ler. É um livro lindo, merece ser conhecido e apreciado por outras pessoas. Espero que você goste!

      Excluir
  15. Oi Camila, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa e gosto de temas mais fortes. A Biruta vem caprichando na diagramação, né? Nunca li nada deles, mas sempre vejo comentários sobe esse cuidado com a diagramação, as ilustrações e adorei as fotos que colocou. Em suma, parabéns pela resenha e ela só me animou em ler o livro.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica :) Obrigada pelo comentário, que bom que gostou da resenha. O livro é lindo esteticamente e sua história também é maravilhosa. Espero que você leia e goste! :) Beijos

      Excluir
  16. Adorei sua resenha, não conhecia o livro, mas já me apaixonei!! Que diagramação mais linda, e com esse enredo, eu gosto muito de historias assim, de me comover ao ler!! Esse eu vou marcar agora no Skoob para não esquecer esse nome!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Que bom que se interessou. Depois venha me contar o que achou ;) Beijos

      Excluir
  17. Olá!! Essa história parece ser muito interessante e emocionante, já chamou minha atenção!
    Além disso, a diagramação e a capa estão lindas! Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Fernanda! Que bom que a obra te chamou a atenção. Espero que você goste =) Beijos

      Excluir
  18. A diagramação está linda! É a segunda resenha que leio do livro, e me animei ainda mais a ler. Fico chocada pelo quanto os judeus foram perseguidos, aí a menina chega toda traumatizada na casa da avó e ainda é maltratada...Fiquei curiosa para conhecer a história dela, se ela teve uma neta que a conta é sinal de que conseguiu superar as dificuldades e viver bastante, né?

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju. Realmente, a história dela não é nada fácil, mas vale a pena conhecer ;) Espero que você goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015