15 de junho de 2015

O livro do destino, de Parinoush Saniee

Avaliação: 4,5/5
Editora: Bertrand Brasil/Cortesia
Gênero: Romance 
ISBN: 9788528617818
Publicação: 2015
Páginas: 462
Skoob
O livro do destino narra a história de uma menina fiel aos seus ideais, por décadas essa mesma menina passou por muitas dificuldades e sofrimentos. Quando pequena era rejeitada pelos irmãos e vista como a provável causa da desonra e vergonha da família. Num ato inocente ela acabou sendo sacrificada e casada contra sua vontade com um homem que nunca viu. O casamento fora arranjado por uma vizinha da família, afim de salvá-la de um destino ainda pior.

Quando a família de Massoumeh mudou-se de Qom para Teerã, eles temiam que as filhas fossem corrompidas, a cultura de uma cidade para outra mudará radicalmente, a religião não era mais um fator tão importante e decisivo na vida de uma família, a menina fora ensinada desde de pequena que a figura da mulher é insignificante para a sociedade, jovens deveriam se casar, terem filhos – de preferência homens – e serem ótimas donas de casa. No entanto, outras famílias com pensamentos mais modernos deixavam que suas filhas estudassem, algumas poucas, inclusive permitiam que suas filhas fizessem faculdade.

Após o casamento às pressas, Massoumeh fica desolada e deseja a morte, algum tempo depois ela descobre que o marido também fora vítima dos interesses da própria família, ambos compartilham de uma dor em comum, ela estava apaixonada por outro e ele desejava sua liberdade, sem os vínculos impostos pela consumação do casamento. Massoumeh tinha aprovação do esposo para que lutasse por seus sonhos e em troca ele manteria os seus, ela cumpriu com seu papel de esposa, teve dois filhos com ele, mas tinha uma vida solitária, enquanto ele se mantinha recluso em busca da liberdade de seu povo.

O livro é narrado em primeira pessoa, a protagonista nos conta cinco décadas de história, tanto a sua quanto as reviravoltas políticas no Irã.  O livro do destino é um relato emocionante de uma menina-jovem-mulher que precisou amadurecer muito cedo e enfrentar situações ainda mais difíceis na vida adulta. Apesar de uma ficção, a autora deu vida a sua narrativa com personagens críveis e bem desenvolvidos.


O romance escrito por Parinous Saniee foi proibido por duas vezes no Irã, indiferente disso, o livro é um dos mais vendidos do país. O livro de 462 páginas é divido em 10 capítulos, ora longos e ora menores, o primeiro capítulo retrata a vida da protagonista junto de sua família antes do casamento, os demais abordam sua vida de casada, as lutas do marido pela liberdade do povo, a sociedade patriarcal e os conflitos políticos anos antes da revolução de 1979. A história nos apresenta uma protagonista forte, digna e batalhadora, mostra-nos seu crescimento diante de tantas adversidades. A editora fez um excelente trabalho com a parte gráfica, a escolha da capa não podia ter sido melhor. Leitura recomendadíssima!

11 comentários:

  1. Oii Paty!!

    Adorei a resenha, fiquei até com vontade de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olaaa
    Confesso que fiquei bem atraida pela leitura pois adorei o diferencial que a história parece trazer, deve ser um livro incrível e quero ler em breve.
    Sua resenha esta otima, adorei.

    Beijos
    Reality of books

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser uma história forte e tocante. O enredo me agradou deveras, espero logo poder ler. O livro é diferente, não parece clichê e essa capa é intensa.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que eu gostaria de ler. Livros que mostram a superação da mulher é sempre muito gratificante a leitura. A mulher ainda tem muitas batalhas a serem vencidas. É uma pena que ainda existam países com cultura que oprime a mulher tanta assim, como no caso do Irã e muitos outros de cultura muito ligada a religião.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ola lindona gostei da sinopse do livro, esse casamentos impostos acabam com muitos sonhos, fiquei bem intrigada com nossa protagonista pois mesmo o marido a deixando livre para correr atrás de seus sonhos, mesmo assim ela ainda teve dois filhos com ele, quero saber como ela passou essas 05 décadas.

    beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa, parece um livro bem forte, bom, mas do tipo que deve ser lido no momento certo né?!
    O que não é o meu caso nesse atual momento, porém fiquei intrigada para conhecer um pouco mais do enredo e dessa cultura.

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Já li livros sobre a cultura iraniana e realmente tem várias coisas na cultura deles que me deixam reflexiva. Gostei muito da premissa desse livro e espero um dia conhecer essa história. Gostei também de saber sobre a personalidade da protagonista.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Anotei!!!! Quero este livro na minha estante! =D Queria lhe parabenizar pela linda resenha, pela sensibilidade com que você a escreveu, ficou muito bacana. ME encantei! *-*

    http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Adorei a sua resenha!
    Fiquei muito interessada na leitura, ainda mais por se tratar de uma cultura tão rígida, onde as mulheres são ainda consideradas inferiores, propriedades. Parece ser um livro emocionante.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá. A obra realmente aparenta ser bem emocionante e cativante. Mas confesso que fiquei com receio de ter apenas 10 capítulos. Parece ser capítulos longos e acabo não gostando muito da ideia, por acabar desistindo de ler. Mas mesmo assim eu fiquei curiosa e talvez eu leia.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Nossa que livro diferente, não o conhecia e a história me parece ser bem forte e ao mesmo tempo bem triste. Não é o tipo de livro que eu costumo ler no meu dia a dia, mas me interessei pela historia, fiquei curiosa na verdade então quem sabe num futuro eu não leia?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015