6 de julho de 2015

O armazém e outras estórias, de Patrícia Madeira

Avaliação: 4/5
Editora: Chiado Editora/ Cortesia
ISBN: 9789895115747
Gênero: Contos/ Fantasia
Páginas: 179
Publicação: 2014
Skoob
Livros de contos sempre despertam meu interesse por apresentarem histórias curtas, mas que conseguem passar tudo o que é preciso como se fossem um livro solo. Conhecer vários personagens, suas histórias de vida e o que os motiva, tudo isso contado em poucas páginas, para mim é mais interessante do que uma história longa que demora páginas e páginas para chegar no que realmente importa.

Quando vi pela primeira vez o livro O armazém e outras estórias, me apaixonei instantaneamente.  A simplicidade das histórias e as ilustrações fazem este livro ser um dos meus favoritos na categoria livros de contos.

A autora Patrícia Madeira reuniu nesta obra 18 contos que falam sobre solidão, amor, amizade e todos os sentimentos que vivemos todos os dias. Nos contos ela nos apresenta histórias de pessoas comuns, passando por situações do dia a dia, mas tudo isso com uma boa pitada de fantasia e criatividade.

Temos histórias bem fantasiosas, como a visita de uma jovem a um armazém um tanto quanto diferente, onde cada sessão oferece produtos e serviços que não são muito comuns; temos histórias mais sensíveis como a de um homem que tem medo de compartilhar seus sentimentos com as outras pessoas e se sente solitário; temos a história de um ator pornô tendo que lidar com o fora que levou da sua namorada. Enfim são histórias bem particulares e que abordam o cotidiano com um olhar mais fantasioso.

“Antes de sair, agradeceu-lhe, pediu-lhe desculpa pelo desabafo, e disse-lhe que com ela  tinha conseguido exteriorizar a cadência permanente de sensações que nuca tivera coragem de verbalizar com outra pessoa.”
Os temas das histórias são bem distintos, mas pude notar que cada um de certa forma representava um sentimento. Com as situações usadas pela autora como plano de fundo para desenvolver as histórias, ficou claro para mim as fraquezas humanas, as aventuras que vivemos em nossa própria imaginação, e, além disso, como o olhar de fora afeta muito na nossa maneira de agir e pensar.

A narrativa da autora é bem divertida, ela tem uma maneira única de contar suas histórias, gostei muito da forma que ela usou para apresentar os contos. A edição do livro está impecável, desde a capa até ilustrações presentes nas histórias estão muito bonitas.

O armazém e outras estórias garantiu 4 estrelas, recomendo muito a leitura para quem, assim como eu, gosta de livros de contos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015