2 de agosto de 2015

O sol é para todos, de Harper Lee

Avaliação: 5/5
Editora: José Olympio / Cortesia
ISBN: 9788503009492
Gênero: Romance 
Publicação: 2015
Páginas: 364
Skoob
O sol é para todos não estava no desafio Lendo mais clássicos em 2015, mas entrou por motivos de força maior. Quando o Grupo Editorial Record anunciou que iria relançar o livro, esgotado há muito tempo no Brasil, eu fiquei muito ansiosa para realizar a leitura, pois já havia lido diversos elogios à obra. Publicado em 1960, o até então livro único de Harper Lee, que lhe rendeu o Pulitzer, tornou-se símbolo nos Estados Unidos, sendo adotado como leitura obrigatória em diversas escolas; referência na literatura norte-americana; considerado o livro mais importante do mundo por uma pesquisa na Inglaterra, realizada em 2006; traduzido para 40 idiomas e teve mais de 30 milhões de cópias vendidas. A obra, que se passa em uma pequena cidade fictícia dos EUA, traz reflexões sobre temas como preconceito racial, discriminação e direitos humanos.

Na pequena cidade de Maycomb vivia Scoutt Finch. Jean Louise, seu verdadeiro nome, tem apenas oito anos e é ela que será a grande protagonista dessa história, narrada sob seu ponto de vista. Scoutt mora com o pai Atticus, o irmão Jem e a governanta negra Calpúrnia. O livro se passa durante a década de 1930, quando o país enfrentava a Grande Depressão. Sob o ponto de vista infantil, inocente e livre de preconceitos, Scoutt narra suas aventuras com o irmão e com o vizinho Dill pelas ruas de Maycomb. Acompanhamos sua vida por pouco mais de dois anos. Já no começo do livro, percebemos que ela não é uma criança que leva desaforos para casa. Está sempre disposta a enfrentar quem discorde de seu ponto de vista e mostrar que é uma criança inteligente.

Na primeira parte do livro, a autora apresenta para o leitor um panorama da cidade e de seus moradores. Além disso, o leitor é cativado pouco a pouco por Scoutt, que se mostra cada vez mais encantadora. Suas travessuras e curiosidade infantis se resumem basicamente a criar estratégias para descobrir quem é o vizinho misterioso e por que motivo ele vive recluso, além dos pequenos presentes que ela e o irmão encontram em uma árvore em frente a casa do vizinho e suspeitam que sejam deixados por ele. Ela é uma criança instigante, observadora, capaz de desafiar todos a sua volta, mas sem deixar de lado sua ingenuidade.

O clima leve da história, que retrata as travessuras da menina, dá lugar a uma grande mudança quando o advogado Atticus passa a defender um negro, acusado, injustamente, de estuprar uma garota branca. O livro retrata a época da segregação racial, na qual brancos eram considerados superiores ao negros, separados da sociedade e considerados apenas para servir. O fato de Atticus se propor a defender o negro faz com que praticamente todos as pessoas que conviviam com sua família virem as costas para ele e para as crianças, como se o que estivesse fazendo fosse muito errado. Ainda que soubesse que seria um caso perdido, já que nunca um negro havia sido absolvido antes, ele luta pela vitória, pois apresenta argumentos consistentes e acredita na inocência do acusado.

A partir do ponto de vista infantil, fazemos diversas descobertas a respeito da história. Sem entender muito bem o que está acontecendo, Scoutt é forçada a entrar em contato com a hipocrisia da sociedade. Com ela, acompanhamos todo o desenrolar do caso, desde os rumores sobre o julgamento até o que acontece depois dele. Vemos o lado cruel do ser humano, incapaz de perceber que todos somos iguais. Por outro lado, o livro traz personagens incríveis que sabem o absurdo que a segregação representa e tentam, mesmo que aos poucos, mudar essa situação, como é o caso de Atticus. Ele é uma pessoa honrada, com muitos valores, que busca passar a mensagem para os filhos de que todos possuem direitos e devem ser respeitados como iguais.

Ainda que muito triste, o livro traz importantes reflexões a respeito de temas como racismo, preconceito, discriminação e direitos humanos. A história foi publicada em 1960, mas sua abordagem é atemporal, transcendendo tempo e lugar. Os personagens do livro são muito humanos e verossímeis. Scoutt é uma garota que está descobrindo as belezas e as crueldades do mundo e sua ingenuidade e curiosidade de criança é o que traz destaque para a narrativa, um dos pontos mais fortes da obra.

O tema pesado da história e a leveza da narrativa infantil, assim como as reflexões que proporcionam, tornam O sol é para todos um clássico que deve ser apreciado por todos. A continuação, lançada este ano, será publicada em breve no país, pela mesma editora, com o título Vá, coloque um vigia. O livro foi escrito antes e traz os mesmos personagens, vinte anos depois. 

Por Camila Tebet

30 comentários:

  1. tenho interesse na leitura, pois uma temática tão forte pelos olhos de uma criança é algo que me deixa sempre absorta num livro... logo lerei... ^^

    ResponderExcluir
  2. Olha já vi muita gente falando muito bem sobre esse livro, mas eu sinceramente não estou no clima para ler um livro assim. Dizem que ele é muito bom e tudo mais. Depois de ler a sua resenha até que fiquei interessada, mas não para ler agora sabe? Achei que você soube desenvolver muito bem. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-eu-te-darei-o-sol.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu achei esse livro muito interessante.
    Ele aborda temas muito polêmicos e que nos mostra o preconceito na sociedade.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tem resenha desse livro lá no meu blog rsrs
    Ainda não o li, pois quem resenhou foi a resenhista, mas espero muito ler até porque é muito elogiado esse livro. Aparece até mesmo em Um Amor para Recordar. Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho muita curiosidade de ler O Sol é para todos. Quero conhecer a escrita e como foi desenvolvido um tema tão dramático. Acredito que seja uma leitura intensa e marcante.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?


    Estou louca para ler este livro. Ele é meu desejado há muito, muito tempo, e conseguir comprar mês passado e espero ler breve.
    Que bom que gostou. Tenho certeza que vou amar também. Adorei a resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Li este livro recentemente e posso afirmar que se tornou um dos meus preferidos <3
    Me apaixonei pela pequena protagonista.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona esse livro já está em minha lista de leitura, com temas muitos importantes abordados, primeiro a infância da protagonista alheia aos reais problemas, e o advogado que defende um negro nessa época deve ter causado espanto. Adorei a resenha e vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    Ótima resenha, sou bem suspeita para falar pois amei a leitura, um dos melhores que ja li. Muito bom.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Sabe aqueles clássicos que a gente morre e vontade de ler, mas que nunca lê? Esse é um desses livros. Agora que essa nova edição, ele voltou com tudo e despertou ainda mais a minha curiosidade. A história parece muito tocante e realista. E o fato de a narração ser sob o ponto de vista de uma criança me chama ainda mais a minha atenção, deve ser de uma sensibilidade incrível. Quero muito! <3 Sua resenha ficou muito boa, me fez querer ansiar mais pela leitura! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Amei a premissa do livro e estou loca para lê-lo, e de preferência em breve. kkkk. Adorei sua resenha!

    Beijos,

    Dai
    Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    O tema do livro me pareceu bem dramático, fiquei curiosa para ler. Espero sinceramente conseguir ler em breve... =/
    Amei sua resenha flor.
    Bjus
    Juh Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  13. Esse livro também foi resenhado lá no meu blog, e eu fiquei bem curiosa com a leitura, espero um dia poder lê-lo .

    ResponderExcluir
  14. Gente, eu demorei dias para conseguir identificar quem era o autor desse livro e agora que eu percebi que era o Harper Lee e que eu sou super curiosa para ler alguma coisa dele.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu quero MUITOOOOO ler esse livro, mas eu to com uma pilha de livros pra ler TÃO grande que vai demorar um pouco!
    As editoras e os autores lançam TANTOS livros que a gente nunca vai dar conta, ainda bem né?! hahah

    Super beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Achei a sua resenha muito completa e adoro quando os autores colocam temas impactantes de forma suave em suas obras. Espero ler em breve, pois a premissa me agradou muito.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    É a terceira resenha do livro que leio hj e essa acho que foi a única que falou que gostou de fato do livro.. Adoro dramas mas por enquanto esttou fugindo dele rsrs.
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii,
    Mesmo com a minha fase de clássico eu ainda não me interessei o suficiente por esse livro.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Nunca me interessei por esse livro e nem sei porque, e sinceramente ainda não enho vontade de lê-lo.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. OOie, me interessei bastante por esse livro, já entrou para a lista de compra hahaha... Adorei sua resenha.
    Bjss do blog blackisthenewhappy.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!!!
    estava com planos de ler mais clássicos também, mas até agora estou bem devagar viu kkk estou quero muito ler O sol é para todos, ele será o próximo clássico que irei ler com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Acabei de ler uma resenha desse livro. Estou com ele na minha listinha de desejados já faz bastante tempo, mas sempre enrolo para iniciar a leitura. Parece ser muito bom, o tema é muito interessante e os personagens parecem ser cativantes.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila, tudo bem
    Essa história é um clássico mesmo, não sabia de todas essas premiações e nem que tinha se tornado o livro mais importante do mundo. Eu vi o filme e simplesmente adorei!!!!! Considero uma história que deve ser conhecida por todos e realmente, Scoutt traz todo o diferencial. Não vejo a hora de ler o livro também. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Acredita que eu não conhecia esse clássico? Com as resenhas que tem saído na blogosfera, eu fiquei com vontade de conhecer essa história. Além disso, a trama também fala um pouco sobre preconceito e curto ler esse tipo de narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oii!

    Já conhecia o livro e já vi várias resenhas desse livro falando super bem da história ^^ Estou louca para ler esse livro :) Fiquei bem curiosa em ver como vai ser o livro que a editora vai lançar de 20 anos depois!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  26. Oii gostei bastante da sua resenha, mas infelizmente não consegui me interessar pelo livro. A obra não me chamou a atenção mesmo eu tendo achado a capa muito linda.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  27. Oie.

    Vi outra resenha dessa obra e não fiquei curiosa, mas agora eu quero muito ler. O fato de falar sobre o racismo e de ter muita reflexão já desperta meu intersere

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Ai estou doida para ler esse livro! A capa desta edição é perfeita, o tamanho, a qualidade gráfica, tudo nele só me dão mais vontade de sair agora e comprar! A história é bem tocante, já li alguns trechos e quero poder ler em breve, pois é um tema que me chama muita atenção!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá! Sua resenha ficou muito interessante! Ainda não li o livro, mas diante de algumas resenhas concordo com você sobre os pontos importantes de reflexão que ele aborda. Não vou perder minhas esperanças, quero lê-lo em breve!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015