17 de agosto de 2015

Sugestões de livros sobre Mitologia

Editora: Civilização brasileira / Cortesia
ISBN: 9788520009192
Publicação: 2015
Páginas: 560
Skoob
O livro "Mitos Clássicos" atiçou minha curiosidade desde o instante que a editora divulgou seu lançamento, a temática do livro é bem distinta do que estou acostumada a ler, mas valeu muito a pena me aventurar nesse tipo específico de literatura, o livro não apresenta uma história em si, mas várias delas, trata-se de um guia sobre os principais mitos gregos e romanos, nele presenciamos grandes histórias, mitos que se perpetuaram através dos séculos e nunca perderam seu encanto. Quem nunca ouviu falar da Guerra de Tróia, a história de Deméter e Perséfone, ou ainda, os poemas épicos de Homero–Ilíada e Odisseia, dentre tantas outras histórias.

O livro tem um estrutura simples e extremante funcional, inicialmente a autora nos introduz ao tema de sua obra, explica-nos de maneira breve o que são os mitos e a razão pela abrangência da mitologia grega sob a romana aqui apresentadas. É necessário que o leitor tenha em mente que esse não é o tipo de livro para ser devorado, a leitura deve ser feita em pequenas doses, desta forma o leitor poderá se deleitar com os conhecimentos que poderá absorver durante sua jornada, poderá ver por si quão fascinante e prazerosa será sua leitura.

Falar sobre mitologia pode causar certa confusão, este é um assunto de difícil compreensão, por vezes, confundirmos a origem de certos mitos, geralmente por alguns deles possuírem várias versões, imagine um telefone sem fio, a mensagem final não será a igual a mensagem transmitida inicialmente, essa ideia também se aplica aos mitos.

A classista Jenny March criou um guia autoexplicativo de fácil compreensão para os leigos no assunto, depois dessa breve introdução, a autora aborda acerca da criação do universo e o nascimento dos deuses, em seguida o assunto é mais aprofundado, sendo dedicado aos deuses do Olimpo, mas adiante a obra se volta para a humanidade e sua origem, fala de grandes dinastias e dos famosos mitos da Grécia Antiga, lá pelo décimo quarto capítulo, a autora parte para os mitos de Roma, essa parte em especial foi a que mais apreciei, gosto de mitos, gostos de história e lendas, falar sobre Roma é prato cheio para mim, sou fascinada por essa parte da história, tanto pelos mitos quanto pelos fatos verídicos.

No geral, o livro cumpre o que promete, a estrutura é muito bem trabalhada, a parte gráfica da obra agrada visualmente, os mapas que estão localizados no início são precisos e claros, além disso, o livro vem com sumário no qual contém os capítulos e ao fim temos um índice completo com os diferentes mitos catalogados. A obra "Mitos Clássicos" é uma leitura inspiradora e rica em detalhes.


Editora: Difel / Cortesia
ISBN: 9788574321370
Publicação: 2015
Páginas: 728
Junto da leitura anterior, acabei lendo "Tudo o que precisamos saber, mas nunca aprendemos, sobre Mitologia". A obra escrita pelo historiador norte-americano Kenneth C. Davis é muito mais extensa que "Mitos Clássicos" e abrange uma quantidade maior de informações. 

Em "Tudo o que precisamos saber, mas nunca aprendemos, sobre Mitologia", o autor narra de forma bem-humorada sobre os grandes mitos mundias, além disso, faz referência as obras literárias que lhes deram origem. O livro tem um abordagem diferenciada, o autor analisa os mitos criados pelas civilizações antigas relacionando-os às suas histórias e conquistas, a partir da perspectiva ocidental.

Esses povos em sua maioria eram teocráticos - seja no Egito, na China ou na Mesoamérica - , não havia separação entre religião e Estado, a ligação existente entre o homem e seus deuses era o pilar do funcionamento do governo, podendo ser controlado por um líder religioso ou um sacerdote, segundo o desejo de sua(s) divindade(s). Em outras palavras, a história das grandes civilizações caminha de mãos dadas aos mitos, esses permanecem tendo uma forte influência nos dias atuais.

Como mencionado, neste guia histórico, Kenneth C. Davis  apresenta ao leitor dúvidas comuns e curiosas sobre a história da humanidade.  Ao início de cada capítulo, o autor através de questionamentos práticos - O que são mitos?  Quem foi o homem que "descobriu" Troia? Quando o mito se torna religião? Por que o Egito era o "presente do Nilo"? O que há de tão grande na "Grande Pirâmide"? O que há de especial no "berço da civilização"? A Torre de Babel ficava na Babilônia? O que três mágicos persas foram fazer em Belém no nascimento de Jesus? Como uma deusa furiosa criou as estações do ano? Como o homem obteve o fogo? É verdade que os astecas pensaram que os espanhóis eram deuses?, etc - , que tende a prender a atenção do leitor e,  em seguida, discorre sobre eles.

Os mitos tornaram-se parte de nós, apesar de vivenciá-los atualmente, é necessário entendermos sua origem e diversificações ao longo dos tempos, cada época os situará em seu contexto histórico,  às vezes, sua interpretação ganhará um novo sentido. Compreender a mitologia parece fácil, mas para chegarmos onde estamos, houve um árduo trabalho de historiadores, arqueólogos, cientistas, entres outros especialistas. O livro reúne um coleção de dúvidas, curiosidade e conhecimento, um guia completo e estruturado sobre mitologia.

4 comentários:

  1. Oi !!
    Tudo o que precisamos saber, mas nunca aprendemos, sobre Mitologia me chama bastante a a tenção, queria poder ler logo porque me interesso com as questões que o autor levanta em cada capítulo, até porque saberemos o que vamos ler naquele capítulo!! Desejo os dois!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quando era criança, eu era viciada em pesquisar sobre algumas mitologias e eu sabia muita coisa. Continuo gostando de pesquisar, mas com tanta coisa pra fazer, acabo deixando de lado essa paixão. Adorei as indicações e vou procurar comprar pra poder relembrar coisas importantes.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Falar de mitologia comigo é total confusão kkkkkkkkk
    Eu não curto muito, isso me lembra filosofia e por mais que eu não odeie essa diciplina, realmente não consegui curti a mitologia no geral, é logico que existem alguns mitos SUPER TOP, mas alguns são muito loucos e sem sentido kkkk
    Não conhecia o livro.
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  4. Oi, adoro essa temática.
    Tô chorando de rir do comentário da menina aqui (genteeee) Mitologia e Filosofia Oiiii? confusão mesmo!
    Adorei as suas dicas, vou anotar os nomes dos dois livros com certeza. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015