1 de setembro de 2015

Resenha: Quando Saturno voltar, de Laura Conrado

Avaliação: 4/5
Editora: Globo Livros / Cortesia
ISBN: 9788525060037
Gênero: Chick-lit
Publicação: 2015
Páginas: 248
Skoob
Quando a Globo Livros entrou em contato com o blog perguntando se tínhamos interesse em resenhar esse livro, não pensei duas vezes antes de aceitar. Eu amo o gênero chick-lit e adoro conhecer novos autores. Estava ansiosa para realizar a leitura, pois além da capa linda, o livro é nacional, o que me deixou ainda mais curiosa. Comecei sem altas expectativas, mas, aos poucos, o livro me cativou e em poucas horas, quase sem que eu percebesse, já havia terminado. Além de ser divertido e trazer um romance muito fofo, identifiquei-me muito com a personagem principal.

Quando Saturno voltar traz a história da jornalista Déborah Zolini. Ela trabalha como assessora de imprensa de um pequeno time de futebol e está em relação estável há quatro anos, mal vendo a hora de subir ao altar. Ela leva uma vida tranquila, sem fugir muito da rotina, mas é frustrada com o seu emprego e seu namoro começa a dar muitos sinais de desgaste. Um dia, enquanto acompanhava o time em uma viagem para o Chile, ela se depara com uma cigana que diz que Saturno reserva grandes mudanças para ela. Quando nascemos, Saturno está de um jeito no céu e cerca de vinte e oito anos depois, retorna para o mesmo lugar em que estava no ano do nosso nascimento. Esse acontecimento é denominado o "retorno de Saturno" e é conhecido por causar reviravoltas, trazendo muitas surpresas.

Ainda que supersticiosa, Déborah não acredita nas palavras da cigana Saphira, achando tudo uma bobagem. Porém, sua opinião começa a mudar quando ela conhece um moço que lhe tirou o ar desde o primeiro instante. Aos poucos, os dois se aproximam e descobrem que têm muita coisa em comum. A nossa protagonista passa então a se questionar sobre a cômoda vida que leva e passa a sentir a necessidade de "ser mais", de fugir da zona de conforto e buscar o que sempre quis. Ela reflete sobre seu namoro morno, sobre o emprego que exige demais e valoriza de menos, o fato de ter parado de correr atrás de seus sonhos.


A sua relação com Henrique é essencial para que ela repense suas atitudes e perceba que precisa mudar drasticamente. Aos poucos, ela passa a se afirmar, torna-se mais segura e vê sua vida tomar diferentes rumos. Percebe que ela mesma deve tomar as rédeas e tornar-se quem sempre quis ser. Durante esse processo, terá que repensar suas escolhas e ser corajosa, pois não é o caminho mais fácil que a fará alcançar seu destino.

Como mencionei antes, a leitura é extremamente rápida. Um dos grandes destaques da obra é que, apesar de trazer temática e narrativa leves, o livro propõe também algumas reflexões, já que apresenta uma protagonista insegura, que deve repensar ações e escolhas para dar um rumo para sua vida. Mostra que nada vem de graça ou cai do céu, é preciso promover a mudança. 

Déborah é bastante real, com seus defeitos e qualidades. Ela é jornalista, assim como eu, e eu me senti bem próxima da personagem tanto pelos questionamentos sobre a profissão, quanto à sua própria vida, como medos, incertezas, dúvidas que permeiam nossa existência. É impossível não nos enxergarmos um pouco nela, nos perguntarmos sobre tudo o que queremos mudar em nossas próprias vidas e o que é preciso para isso. 

O livro é encantador pois não é focado apenas no romance. Ele é parte fundamental da obra sim, mas eu diria que a temática principal é o reencontro da personagem com si mesma. Durante sua jornada ela amadurece imensamente até finalmente encontrar a felicidade. A mistura de todos esses elementos, como romance, amizade, ação, erros, acertos, crescimento, tornam a história dinâmica, divertida e fofa, sem abusar dos clichês.


A escrita da autora é deliciosa e a história super bem desenvolvida. Vale destacar que no início de cada capítulo há trechos do poema Ode a uma estrela, de Pablo Neruda. Os trechos enriquecem a obra e relacionam-se bem com a história. Outro ponto que merece destaque é a edição, que ficou maravilhosa. A capa, que já é linda, possui detalhes em relevo e o miolo do livro é todo trabalhado com constelações e pequenos detalhes. Além disso, as folhas são amareladas e a fonte confortável de ler. 

Quem gosta do gênero não pode deixar de conferir o livro de Laura Conrado, que em 2012 recebeu o Prêmio Jovem Brasileiro na categoria Melhor Escritor. A história diverte, encanta e surpreende, sendo uma ótima opção de leitura.
"Saturno sempre vem para nos fazer pensar sobre o que escondemos debaixo do tapete"

9 comentários:

  1. Olá, tudo bem ?

    Não conhecia o livro, mas confesso que leio poucos livros de gênero - leio, porém, poucos -, mas confesso que a premissa dese não me cativou muito ainda que sua resenha tenha sido positiva. Quem sabe venha a ler um dia. Acredito, ou melhor, é bem provável que ela tenha ficado com o Henrique, né? rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    O livro pareceu ser bem caprichado e não sabia que a autora é mineira. Vou anotar a dica. porque adorei sua resenha.
    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor!
    Gostei muito de conhecer esse livro. :) Eu aprecio o gênero chick-lit, mas uma das coisas que mais gosto é quando os romances trazem o processo de amadurecimento e reencontro consigo mesmo de um personagem. Isso foi o que mais me encantou em sua resenha (além da capa linda da obra!).

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi :D
    Adorei sua resenha, fiquei super com vontade de ler este livro, já vou dar um jeito de comprá-lo...
    Escreve muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia a obra, mas ao ler a resenha eu fiquei muito curiosa para ler! Espero conseguir comprar em breve.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse não é meu gênero favorito, e uma outra resenha que li do livro me desanimou totalmente e me fez risca-lo da lista, mas sua resenha mudou um pouco minha ideia. Parece que é um livro que valha a pena ser lido sim. Acho muito legal quando os personagens apresentam esse amadurecimento no decorrer da narrativa. Vou anotar para ler um dia!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem??
    Bom eu não curto muito essa temática e já tinha lido resenhas desse livro e não me chamou atenção.. ao contrário de você não curti a capa , a cor rosa está muito destacada, na verdade acho que é pink rs... de qualquer forma... se a leitura foi válida e de alguma forma te divertiu é o que realmente importa, mas essa dica no momento não é pra mim... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu estou bem curiosa sobre esse livro, porque já li um outro da autora e gostei muito! Fico feliz por saber que em Quando saturno Voltar ela continuou com esse estilo leve, mas que consegue trazer algumas reflexões.
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto muita gente comentando muito bem desse livro da autora
    Eu comprei ele e estou bastante curiosa para fazer a leitura.
    Assim que puder eu vou iniciar, porque com certeza irei amar a trama.
    Gostei muito da sua resenha. Parabens =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/dia-de-quote-8.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015