12 de outubro de 2015

Resenha: A Orquestra Vermelha, de Anne Nelson

Avaliação: 4/5
Editora: Record/ Cortesia
Gênero: História
ISBN: 9788501087744
Publicação: 2015

Páginas: 490
Skoob
O livro A Orquestra Vermelha, publicado pela Editora Record, foi escrito pela jornalista e correspondente de guerra Anne Nelson. A obra foi premiada na categoria de não-ficção e de história da Alemanha e do Leste Europeu pela Guggenheim Foundation, .

A história é verídica e pouco conhecida, o livro narra sobre o cotidiano de um grupo de amigos que resistiram a Hitler e suas ideias revolucionárias, nem todos os alemães compartilhavam da ambição do ditador nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

O grupo antinazista, com sede em Berlim, era composto por indivíduos mais velhos e com carreiras distintas, desde artistas, intelectuais, burocratas, cineastas etc. Dentre os membros mais ativos, em sua maioria mulheres, temos Greta Kuckhoff, a principal personagem que viveu para contar sua história; Mildred , uma americana que se casou com um alemão; Arvid Harnack, esposo de Mildread e economista de alto escalão do governo alemão; Harro Schulze-Boysen, oficial da inteligência Luftwaffe; Adam Kuckhoff, um ator conhecido; e John Sieg, ex-jornalista e comunista.

Ao contrário de outros grupos da resistência, em sua maioria formados por jovens universitários, que lutavam contra o sistema por meio de atentados aos planos de Hitler, a Orquestra Vermelha era pacífica, distribuíam panfletos, mantinham arquivos de fotografias das atrocidades cometidas pelos nazistas e realizavam outras tarefas bastantes significativas.

A maioria deles tinha meios para partir da Alemanha, porém decidiram permanecer no país e lutar. Poucos sobreviveram, acabaram caçados e mortos pela GESTAPO. Embora seus feitos tenham sido mínimos diante da prospecção que a guerra tomou, seus atos os definem como heróis que lutaram até o último instante contra a barbárie. 

A Orquestra Vermelha é uma obra excelente, fluída e muito bem escrita. Anne Nelson reconstrói a história com maestria. Leitura recomendadíssima!




Por Patrícia Oliveira

19 comentários:

  1. Oi!
    Raramente leio livros relacionados ao tema 2º G.M. acho que já li tanto durante o meu ensino médio (3 anos atrás) que eu estou dando um break com esse tipo de leitura, então no momento, a obra não me interessou, mas achei a premissa de fato interessante por mostrar um grupo que da resistência.
    Abraços e feliz ano novo!
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. Olá.Muito boa a premissa do livro.Curto muito histórias relacionadas a II Guerra.
    Adorei sua resenha e confesso que fiquei bastante curioso pra ler essa obra.
    Parabéns pelo Blog.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    O livro parece ser ótimo.
    Nunca tive oportunidade de ler livros do assunto. mas é uma coisa que quero mudar! Já anotei a dica!
    Bju grandao!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii adorei o livro, ainda a mais para mim que faço História. Anotei na minha lista e quero ler em breve.
    Beijos ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    gostei muito da resenha e me interessei pelo livro. Amo histórias da segunda guerra, principalmente quando são baseadas em fatos reais!! Show de bola! Vou adicionar a minha lista!
    beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei da resenha, foi a primeira que li desse livro e fiquei bem interessada por ele, por ter uma temática que sempre desperta minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  7. Olha só, pra quem gosta de história esse livro deve ser um máximo. Meu irmão é professor agora, acho que ele vai gostar de conhecer esse título, vou passar. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá, adoro livros que retratem a segunda guerra mundial um período muito conturbado e sinistro da história.
    Gostei muito da premissa do livro, saber sobre o que motivou os personagens dessa época a embarcar em algo tão terrível é no mínimo interessante.
    Grande abraço e parabéns pela resenha.

    Giuliana.

    ResponderExcluir
  9. GENTE! PRE CI SO desse livro!
    Adoro tudo o que diz respeito à segunda guerra, quero muito muito ler.Adorei a resenha. Beijo

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro livros de não-ficção, em especial os de cunho histórico. Saber mais sobre um determinado evento histórico por outros olhos é sempre uma coisa fascinante! Tenho certeza de que gostaria desse livro, e após sua resenha sei que vou amar! Parabéns pelas sua palavras, são de arrasar!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  11. Olá Patricia, adoro livro sobre a segunda guerra e por esse ser não-ficção fiquei ainda mais curiosa para lê-lo, parece ser muito bom e trazer uma historia de uma resistência diferente *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Patrícia, sua linda, tudo bem
    Não conhecia esse livro e estou impressionada. Nunca ouvi falar desse grupo e olha que já vi vários filmes sobre essa guerra. Ninguém também falou deles na escola e nem no vestibular. São mais do que heróis, nossa, que coração e coragem, eles tinham a oportunidade de sair e escolheram ficar e tentar salvar vidas e com isso alguns morreram. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Sua resenha está bem interessante, não é um livro que pegaria para ler mas parece mesmo ter um assunto bem diferente

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro e nem a história desse grupo, mas fiquei super interessada. Sempre gostei de histórias na guerra e fiquei curiosa para saber os detalhes do que aconteceu com o grupo. Dica anotada.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  15. Oi, Patrícia!
    Muito interessante essa obra, adoro leituras nesse gênero e contexto histórico elas sempre nós ensinam algo. Já anotei a dia e quando tiver oportunidade vou ler!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostei bastante! Amo livros que apresentam essa temática, até mesmo porque sempre tiramos informações importantes desse tipo de leitura. O nazismo foi um dos períodos sombrios da história da humanidade...Achei bem interessante mesmo. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Esse é um gênero cujo eu não costumo ler muito, mas que me interessa bastante, principalmente esse livro, que me despertou uma curiosidade enorme sobre a história dessas pessoas.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olha, que legal. Não sabia dessa obra. Gosto de saber sobre coisas que não são tão divulgadas sobre a segunda guerra mundial. Fiquei curioso com a leitura. Vou procurar. Parabéns pela resenha :)
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  19. Ola. Adoro A Segunda Guerra Mundial mas apenas sei aquelas coisas da escola e do cursinho, acho que posso ler esse livro.

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015