9 de novembro de 2015

Resenha Dupla: Capitolina, de várias autoras

Editora: Seguinte / Cortesia
ISBN: 9788565765848
Gênero: Contos
Publicação: 2015
Páginas: 191
Skoob
Pensando em trazer novas opiniões e apresentar para vocês novos olhares a partir de uma mesma obra, esta resenha seguirá um formato diferente. Logo abaixo, vocês encontrarão duas opiniões a respeito de Capitolina, de várias autoras, publicado pelo selo Seguinte da editora Companhia das Letras. O livro é voltado para o público juvenil, mas nada impede que seja lido e apreciado por leitores mais velhos. Por isso, eu, Camila, de 22 anos, convidei a minha irmã Melissa, de 12, para ler a história junto comigo e compartilhar o que ela achou da obra.

Camila
Avaliação: 5/5

Um livro lindo, colorido, recheado de textos com temas reflexivos voltados para o público adolescente feminino. Isso é Capitolina. Um compilado de textos colaborativos publicados na revista on-line de mesmo nome, escritos por mais de 41 autoras e ilustrados por mais de 23 artistas. O livro nasceu para coroar o excelente trabalho feito pelas meninas e mulheres do site, que possuem o intuito de trazer temas comuns ao cotidiano de garotas adolescentes – como sexualidade, feminismo, identidade, vestibular, viagens, preconceito, entre tantos outros –, e propor uma reflexão sobre esses diversos assuntos.

Logo no primeiro texto do livro – “Identidade de gênero: uma introdução”, eu já estava apaixonada pelo projeto. Essa sensação permaneceu até depois da leitura, quando fui conhecer o site e descobri outros textos maravilhosos. Acho que muitas vezes falta interesse de falar com as meninas sobre os problemas enfrentados por elas diariamente, um descaso como se os dilemas adolescentes não fossem importantes. Os textos da Capitolina sanam esse problema e trazem diversos questionamentos. Ainda que os textos sejam curtos (cerca de três páginas cada) e nem sempre tão aprofundados, é uma maneira de propor debate e mostrar que nenhum dilema é bobagem.

Um dos termos apresentado no livro, inclusive, é a sororidade, que defende a irmandade entre as garotas, o “apoio mútuo entre as meninas das mais variadas origens, mas que têm uma coisa muito importante em comum: a identidade feminina, que, ainda hoje, é muito desvalorizada por aí”, como diz esse texto maravilhoso da revista. Enquanto eu lia o livro, só pude concluir que o projeto é sororidade pura: uma forma de mostrar para as meninas que estamos aqui por elas, unidas em qualquer situação, e que isso é uma importante ferramenta de transformação.


Ainda que eu já tenha passado pela minha adolescência e já esteja na casa dos 20, a experiência com Capitolina foi incrível. É um livro que eu recomendo para todas as faixas etárias, até como forma de incentivar que mães, pais, familiares e amigos discutam e reflitam sobre esses temas tão importantes. Além das temáticas, o livro também é muito legal por ser ilustrado e interativo. A obra é toda colorida e propõe que as leitoras façam atividades – como preencher cartazes de manifestos, colorir desenhos, faça um diário de viagem etc., como forma de se sentir ainda mais próximas do que está sendo retratado. Outra coisa que achei muito legal foi o fato de vários textos terem indicações de livros, bandas, artistas e filmes para conhecer e se aprofundar na temática. Por fim, só tenho a comentar que fico muito feliz e orgulhosa que projetos como esse estejam ganhando espaço também nas livrarias.

Melissa
Avaliação: 5/5

Achei o livro bem interessante e valeu a pena ler, os textos geralmente são sobre coisas do dia a dia como sonhos, corpo, cores, medo, movimento, família, comunidade etc. Muitos desses textos são reflexões, como os que falam das cores de pele, das raízes, dos medos e outros. Alguns desses me fizeram pensar bastante sobre o assunto, outros me despertaram interesse só pelo tema, um deles foi “Amor, desencanto e Harry potter”, que por falar de Harry Potter já fiquei doida pra ler, amo muito a série da J.K. Rowling e percebi que ela foi muito mencionada no livro, em diferentes temas.

Algo que eu acho muito legal no livro é o fato dele ser interativo, com desenho para colorir, dicas de DIY para o quarto, coisas para desenhar, escrever, colar, a única coisa que eu fiz até agora foi preencher uma ficha de viagem, com o destino, a data da partida, a data do retorno, pontos turísticos, passeios, comidas, obras de arte, compras e eventos, além de ter outra ficha para marcar o que está na mala e um espaço para relatar a sua experiência.

Não tem como não se interessar por um dos assuntos. São tantos textos incríveis escritos por mulheres tão diferentes umas das outras, mas ao mesmo  tempo tão parecidas. O livro é super legal, eu indico, porque com certeza vão gostar.


Por Camila Tebet e Melissa Tebet

24 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito da proposta do livro e gostei mais ainda de saber que é interativo.
    Fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já achava a capa do livro linda, lendo a opinião da Camila, fiquei aqui com a baba escorrendo de vontade de conhecer. adoro quando escrevem livros com temáticas que são marginalizadas socialmente, preciso conferir...

    ResponderExcluir
  3. Livros interativos me deixam tensa, não sei bem porque...rsrsrs
    Não conhecia esse livros em especial, mas achei interessante. A resenha dupla foi uma ótima ideia.
    Parabéns!
    Beijos!
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu gostei da capa e a sinopse é bem interessante. Outro detalhe que gostei foi ler duas opiniões sobre o livro, parabéns pela criatividade.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii, achei muito interessante esse livro, já havia lindo sobre ele quando foi lançado. Quem sabe futuramente acabe lendo, que blog lindo o teu <3
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Meninas.
    Vi a capa desse livro e nunca imaginei que era um livro interativo.
    Gostei e vou comprar!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Capitolina, já gostei pelo título ❤️
    Não conhecia o trabalho dessas garotas mas fiquei bastante interessada, vou pesquisar mais sobre esse projeto.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola Meninas amei essa capa, e mesmo já passando longe dos 20 anos me interessei pelo livro por trazer temas importantes, principalmente essa união entre as garotas, normalmente elas querem só disputar uma com as outras, adoro esses projetos que presentem o leitor com muitos talentos em um livro e a nota unânime das duas já ressalta a qualidade da leitura. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Meninas tudo bem, hum sobre esse livro apesar das boas resenhas que estou lendo e isso inclui a sua, eu não tive uma boa impressão quando conheci essas meninas na bienal do livro, Enfim sabe aquela coisa que a primeira impressão é a que fica. Mas ouvi dizer que os textos são interessantes.
    A resenha está ótima, parabéns!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila e Melissa.
    Ótima resenha dupla!
    O livro parece ser daqueles que toda mulher deveria ler hehe
    Muito interessante, fiquei curiosa com a obra.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI,

    Eu conheço o site Capitolina e estou muito interessada neste livro. Adorei saber que iriam publicá-lo porque os textos do site são muito bons.

    Beijos
    Juci Pauda

    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro nem a revista e me interessei bastante, acho super válido abordar esses temas. Vou entrar no site da revista mais tarde pra saber mais.
    Bjs,Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu conheço a revista que me inspira em vários temas, me faz refletir sobre as mais diversas questões. O livro parece ótimo. É uma forma muito legal de alcançar outros públicos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Amei o post de resenha dupla!! Muito legal!
    Adorei saber que tem umas partes interativas no livro, não sabia disso!! Não sou uma grande fã de contos, mas esse livro eu quero ler!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Parece ser um livro bem legal, tem uma capa muito bonita e apesar de eu não gostar muito de contos eu acho que o leria.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Meu, essa revista/livro está fazendo muito sucesso pelos temas abordados e eu dei uma folheada uma vez e achei muito interessante mesmo, que bom que as duas curtiram tanto, eu espero ter em breve e ler, pois gostei bastante da inciativa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie!!!!
    adorei a dinâmica da resenha, é legal para podermos ver diferentes pontes de vista sobre o mesmo livro. Fiquei bem interessada/curiosa com ele ahahah :)
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Que ótimo ver uma resenha duplamente positiva! Haha. Eu estava curiosa sobre esse projeto e pretendia saber mais sobre o livro antes de adquiri-lo, mas depois de ler as opiniões de vocês nem tenho mais dúvidas. Parece ser um projeto de grande qualidade técnica e visual. Gostei de saber que a sororidade está presente como conceito. Acredito muito nisso: na união entre as mulheres para protegermos umas às outras.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Gostei bastante da proposta do livro, mesmo voltado para o publico feminino.
    Se tiver um tempo vou lê-lo.
    Abraços

    Clichê Imperial
    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá! A premissa parece ser legal, eu gostei, mas acho que não leria, só se me dessem de presente, faz mais o estilo da minha prima que tem na mesma base de idade da tua irmã.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  21. Somente o fato de usarem como referência uma de nossas personagens femininas mais emblemáticas da literatura, só mesmo essa escolha já fez eu me apaixonar pelo livro e acompanhar o site!!!!
    Somos todas Capitu! <3

    Que bom que você dividiu a leitura com a sua irmã, achei isso muito bom! *--*

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto bastante de livros interativos, a proposta do livro foi oque mas me chamou atenção! quero ler!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Opa, acompanho a Capitolina há bastante tempo e quero DE-MA-IS esse livro. Acho os textos das colaboradoras incríveis e, com certeza, gostaria demais de tê-los bem pertinho de mim <333
    Adorei a resenha, ficou muito boa. Eu acredito que, embora a revista seja voltada para o público adolescente, ela faz um papel muito importante na vida de qualquer mulher, independentemente da idade.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Esse é um tipo de livro que gosto muito,porque eloes fazem a gente refletir sobre as coisas do nosso cotidiano e a capa do livro também achei bem bacana,vou tentar ler depois.

    Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015