5 de novembro de 2015

Resenha: Mentirosos, de E. Lockhart

Avaliação: 4/5
Editora: Seguinte/ Cortesia
Gênero:
 Jovem Adulto 

ISBN: 9788565765480
Publicação: 2014
Páginas: 272
Skoob
O livro Mentirosos, escrito pela autora E. Lockhart e publicado no Brasil pela editora Seguinte, vai nos contar a história da família Sinclair. Mais precisamente, o livro nos contará a história de uma das herdeiras da família, a jovem Cadence.

Os Sinclair são uma família muito rica e tradicional, todos os anos eles se reúnem para passar o verão em sua ilha particular. Os herdeiros desta poderosa família são Cadence, Mirren, e Johnny, primos que cresceram juntos e possuem um laço muito forte. Eles são um grupo muito unido e juntos com o jovem Gat, o sobrinho do novo marido de uma das tias, eles são chamados de Os Mentirosos.

A família, apesar de parecer inquebrável, é cheia de rachaduras. As filhas brigam entre si pela herança de seu pai e pelo futuro de seus filhos. As relações são muito complicadas e em toda a história fica nítida a maneira com que eles escondem os próprios sentimentos para fingir que tudo está bem, quando na verdade tudo está em ruínas.

Desde o primeiro capítulo somos introduzidos a uma trama recheada de mistérios. O livro é narrado em primeira pessoa, vemos tudo sob o ponto de vista de Cadence, nossa protagonista. Tudo o que sabemos é que Cadence sofreu um misterioso acidente enquanto passava as férias na ilha quando tinha 15 anos, e mesmo tendo se passado 2 anos desde o acidente, a garota não se lembra direito o que aconteceu e não entende a postura da família que evita a todo custo tocar nesse assunto. Além disso, após o acidente, Cadence não pôde mais retornar à ilha e não teve mais contato com os primos, o que a deixa ainda mais com a sensação de que estão escondendo alguma coisa dela.

O clima de mistério está presente em toda a história, somos introduzidos de uma maneira tão intensa que fica difícil não se sentir parte dos mentirosos. A leitura no início demora um pouco para pegar ritmo, pois na primeira parte da história a autora quis nos apresentar todo esse universo da família. Esse ritmo mais lento no início pode desanimar, pois fica tudo muito repetitivo e com um mistério meio que forçado, mas por outro lado dessa maneira acabamos por conhecer mais intimamente os personagens o que querendo ou não faz com que a história fique muito mais interessante.


A autora soube escrever uma história que nos faz refletir sobre todo o sentido da vida, e sobre as relações que construímos. Vemos uma família se desmoronar aos poucos, e também vemos como eles se reergueram diante de um acontecimento terrível. É quase impossível não se emocionar com o desfecho da história, e o mais impressionante é que a grande revelação estava ali embaixo do nosso nariz o tempo inteiro e nós, assim como a protagonista, deixamos de perceber algumas pistas que a autora colocou no decorrer do livro.

Mentirosos é um livro maravilhoso, é aquele tipo de história que te faz perder o fôlego e ficar pensando nela por dias. Se você, assim como eu, começou a ler e achou que era mais um livro chato com um romance bobo, não se engane e, por favor, não abandone o livro, pois o desfecho é sensacional! Fica a dica de um livro incrível, que além de ser uma grande história de suspense também é uma história muito bonita sobre superação.


Por Tayara Casemiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015