9 de novembro de 2015

Resenha: Vá, coloque um vigia, de Harper Lee

Avaliação: 4/5
Editora: José Olympio/Cortesia
ISBN: 9788503012485
Gênero: Romance 
Publicação: 2015
Páginas: 252
Skoob

A publicação do “novo” livro de Harper Lee, depois de muitos anos sem previsão de lançamento, já seria suficiente para me deixar com vontade de realizar a leitura, até porque a autora era considerada “mãe de filho único” até o momento. Porém, o que mais me deixou com vontade de ler a obra foi a polêmica em torno de sua publicação. Para quem não sabe, Vá, coloque um vigia foi escrito antes de O sol é para todos, seu renomado livro, ganhador do Pulitzer. Na época, seus editores aconselharam que ela transformasse a história do primeiro livro e recontasse a partir do ponto de vista de uma protagonista criança. Depois de lançada a segunda versão e seu arrebatador sucesso, a autora decidiu que nunca mais iria publicar a primeira. Até que, há poucos meses, tudo mudou de figura. O lançamento foi anunciado, com dúvidas se a autora estaria lúcida o suficiente para consentir a divulgação da história, e versões que acusam a advogada de Lee por estar se apropriando e se aproveitando do estado frágil da autora.

Enfim... comecei a leitura com um pé atrás depois de todos os comentários que eu havia lido. Além da polêmica “interesse vs consentimento”, eu já sabia que haveria a desconstrução de um personagem importantíssimo de O sol é para todos, idolatrado por muitos fãs da obra. Confesso que esse foi um ponto que também me deixou decepcionada, mas, ao contrário de muitas pessoas, achei que a reviravolta foi bem pertinente para a construção da história.

O livro começa com uma Jean Louise adulta, com seus 26 anos, chegando para uma visita em sua cidade natal Maycomb. Assim que chega ao local, ela encontra-se com o velho amigo Henry, que ela já passa a considerar como um pretendente. Fazia um tempo que ela não via o pai e estava ansiosa para o reencontro. Conforme ela revê os moradores, os familiares e os locais onde passou a sua infância, seus dias passam a contar com muitas memórias nostálgicas, das travessuras e bons momentos de quando era pequena.

Passam-se os dias e cada vez mais Scout conclui que Maycomb é uma cidade muito atrasada. Em Nova York, onde mora atualmente, o ritmo é outro. As mulheres trabalham, não importam-se apenas com as aparências, as vestimentas e costumes são diferentes, além de que a tolerância é muito maior. Scout fica horrorizada ao ver que ainda há muito preconceito contra os negros, tratados como lixo por muitas pessoas que ela conhece desde criança.

Qual não é o seu horror ao descobrir que o pai e o ‘quase noivo’ Henry frequentavam as reuniões do “Conselho de Cidadãos do Condado Maycomb”, onde palavras sórdidas eram proferidas contra os negros? O conselho acreditava – e ela mal podia acreditar nisso – que os negros eram pessoas inferiores, com cérebros menores, além de uma série de outros insultos. Após essa descoberta, Scout terá que repensar toda a sua vida e ideais, já que desde sempre pensava no pai Atticus como uma das pessoas mais íntegras e justas que já conhecera.

Harper Lee coloca em sua obra uma forte lição contra o preconceito. Muitas coisas horríveis são ditas contra os negros em uma sociedade que se considerava honesta e digna. Isso só comprova a hipocrisia que existia na época – e infelizmente ainda é praticada por muitas pessoas, o que torna a obra muito atual. Como eu disse anteriormente, fiquei decepcionada ao constatar que Atticus não é uma pessoa perfeita, mas sim alguém que conta com qualidades e defeitos, mas achei que isso foi extremamente necessário para o desenrolar da obra.

Mais do que a desconstrução do preconceito racial, há a desconstrução da personagem principal. Com 26 anos, ela ainda está muito enraizada nos ideais da própria família, precisa crescer para ter sua própria identidade. É isso o que o livro traz – um choque cultural para que a protagonista possa amadurecer, se desvincular do passado e fazer seus próprios julgamentos e críticas.

Ainda que não tenha superado O sol é para todos, esse também é um ótimo livro e superou minhas expectativas. Acho que é um tapa na cara de algumas pessoas que ainda hoje acreditam que existam pessoas melhores ou piores do que as outras, e que faz refletir sobre diversos temas. A narrativa também é envolvente e fácil de acompanhar, fazendo com que a leitura se desenvolva rapidamente. A edição segue a linha de O sol é para todos, relançado este ano no Brasil. A capa é linda, e as cores escolhidas também. Dentro não há nenhum detalhe gráfico, mas ainda assim é uma edição que vale a pena. Recomendado!

Por Camila Tebet

10 comentários:

  1. Olá Camila!
    Não li nenhum dos dois, mas este me pareceu mto interessante.
    Primeiro por tratar a questão de preconceito de raça e segundo pq me identifico com histórias que trazem conflitos para que as personagens possam se conhecer e revelar...

    Ótima resenha...
    Bjo
    =]

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila,

    Fiquei curiosa pelo livro primeiro porque não conhecia, e depois que sua resenha está ótima e mostrou que o livro contém um tema bem forte. Dica anotada.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia dessa história por trás do livro e já estou sedenta de vontade... Eu li O sol é para todos e apesar de algumas ressalvas, curti bastante.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Poxa esses dias tentei comprar o Sol é para todos, mas não consegui. E agora vejo que tenho mais um para minha listinha. Também não sabia desta história por traz dos livros. E penso ser muito interessante quando alguém compartilha.

    Linda resenha e muito grata pela informação!
    Abraços!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Assim como você, também adorei a leitura mas nem de longe superou O Sol é Para todos, sua resenha etá ótima e também adoro as capas, são lindas demais, ótima resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom, não tem como esperar nada além de excelente da autora. E sua resenha sincera me fez ter muita vontade de ler, parece ser muito, muito bom, temática de importante discussão. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie. Achei a capa linda também! Tenho vontade de ler "O Sol é para todos" mas fiquei em dúvida de uma coisa sobre a sua resenha: Você recomenda oler este livro antes de ler o sol é para todos, já que ele é o primeiro livro, ou isso não tem nada a ver?
    Beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii flor,
    Não li O sol é para todos e me sinto um E.T. por causa disso, tenho vontade de ler e seus rápidos comentários sobre ele me deixaram com mais vontade. Esse que você resenhou não me atraiu tanto mas não descarto uma leitura futura.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila,

    Fiquei pensando na decepção da Scout, com certeza eu enfrentaria a mesma decepção e iria querer comprar a briga e defender a minoria, claro, afinal pré-conceito para minha cabeça é demais e não aceito mesmo.
    Camila, adorei a sua reflexão sobre a questão do preconceito nos dias atuais, às vezes velado, às vezes descaradamente assumido e tudo isso me decepciona e enoja, pode ter certeza disso. Nunca acreditei que alguém seja melhor que o outro e independente da maldita condição social que muitas acham que diferenciam pessoas de outras.\

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Menina nunca li livros que tratasse sobre o preconceito racial. Embora que estamos no século XXI, ainda nos deparamos com esse tipo de atitude, sendo raizada em diversos países. Eu sou contra esse tipo de postura e de alimentar que a importância da existência do outro está em sua cor.
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




LAYOUT DESENVOLVIDO POR VIAGENS DE PAPEL – NÃO COPIE, CRIE! – COPYRIGHT © 2015